As empresas que procuram respostas sobre os riscos de novos negócios podem encontrar no processo de due diligence as soluções que vão amparar a tomada de decisões. Estudos dessa natureza são fundamentais para as empresas em casos de compra, fusão ou incorporação.

DPC NA MÍDIA

A importância da due diligence em processos de fusão e aquisição

Conhecer a fundo a real situação da empresa no que tange aos aspectos contábeis, tributários, trabalhistas e previdenciários é fundamental para mitigar riscos e tomar decisões de forma assertiva.

As empresas que procuram respostas sobre os riscos de novos negócios podem encontrar no processo de due diligence as soluções que vão amparar a tomada de decisões. Estudos dessa natureza são fundamentais para as empresas em casos de compra, fusão ou incorporação.

De janeiro a julho deste ano, foram registradas 389 transações no mercado brasileiro, de acordo com o relatório da Transactional Track Record (julho/2017). Esses números garantiram ao Brasil a liderança no cenário latino-americano de fusões e aquisições nesse período.

Operações como estas devem ser precedidas por um processo de due diligence, fundamental para um diagnóstico preciso do negócio, para a definição de garantias e para a estruturação fiscal do investimento.

A Domingues e Pinho Contadores, referência em due diligence operacional nas áreas contábil, tributária e trabalhista, lista as fases essenciais desse trabalho:

Preparando a empresa para a due diligence

Essa etapa passa por uma observação inicial, em que os consultores conhecem as principais características do negócio e traçam a estratégia adequada àquele ambiente, ao escopo contratado e aos objetivos do levantamento.

Durante essa fase também são definidos o cronograma e a metodologia a ser empregada, e são escalados os colaboradores da empresa avaliada que estarão envolvidos no projeto.

Raio X do negócio

No desenvolvimento da atividade, os consultores avaliam os dados e documentos pertinentes ao escopo, de forma que seja possível realizar uma avaliação completa e aprofundada da situação da empresa.

- Riscos contábeis e tributários:

Em âmbito contábil e tributário, a due diligence engloba, dentre outros pontos, a revisão de balanços e demonstrações contábeis e financeiras, a revisão das obrigações acessórias e da conformidade em relação aos tributos federais, estaduais e municipais.

A verificação pode apontar, por exemplo, que a empresa incorporadora, no futuro, estará sujeita a desembolsar quantias significativas para arcar com impostos não recolhidos adequadamente.

Esse tipo de constatação tem grande influência nos termos da negociação, pois se forem detectadas falhas, a empresa interessada na incorporação irá estimar e considerar o valor de possíveis prejuízos no fechamento do contrato.

- Riscos trabalhistas:

Em relação a questões trabalhistas e previdenciárias, procede-se com o levantamento das contingências trabalhistas, revisão das obrigações acessórias, além da análise das formas de contratação adotadas e possíveis riscos.

Resultados que vão sustentar a tomada de decisão

Por exigir tanto detalhamento, a due diligence não é um procedimento que possa ser executado às pressas. Embora a duração esteja relacionada ao porte do negócio e ao escopo investigado, o estudo deve ser bem aprofundado, de forma a garantir sua exatidão e confiabilidade.

A análise dessas informações leva à identificação de falhas ou pontos de atenção que podem representar ameaças para o cliente. Esse resultado irá proporcionar uma visão mais clara do momento do negócio e dos riscos associados, pautando as decisões futuras.

O produto final é um relatório imparcial em que os fatos observados são descritos detalhadamente. A due diligence não aponta se a transação é vantajosa para as partes e não sugere valores para a negociação. Esse julgamento cabe ao investidor, que, de posse do material, estará munido de informações qualificadas para tomar a decisão que julgar mais oportuna e lucrativa.

De qualquer modo, quem contrata o serviço de consultoria precisa ter garantia de confidencialidade e imparcialidade na condução das atividades.  Além disso, é preciso aliar o conhecimento técnico a uma atuação ética nesse levantamento minucioso. Daí a importância de contar com uma assessoria renomada na execução desse trabalho. A Domingues e Pinho Contadores reúne especialistas no assunto e tem uma atuação consolidada em due diligence operacional, o que lhe capacita a atender empresas de todos os portes e segmentos nesse processo.

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<h2>A importância da <span class=SpellE>due</span> <span class=SpellE>diligence</span>
em processos de fusão e aquisição</h2>

<p class=MsoNormal>Conhecer a fundo a real situação da empresa no que tange aos
aspectos contábeis, tributários, trabalhistas e previdenciários é fundamental
para mitigar riscos e tomar decisões de forma assertiva.</p>

<p class=MsoNormal>As empresas que procuram respostas sobre os riscos de novos negócios
podem encontrar no processo de&nbsp;<span class=SpellE>due</span> <span
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decisões. Estudos dessa natureza são fundamentais para as empresas em casos de
compra, fusão ou incorporação.</p>

<p class=MsoNormal>De janeiro a julho deste ano, foram registradas 389 transações
no mercado brasileiro, de acordo com o relatório da <span class=SpellE>Transactional</span>
<span class=SpellE>Track</span> Record (julho/2017). Esses números garantiram
ao Brasil a liderança no cenário latino-americano de fusões e aquisições nesse
período.</p>

<p class=MsoNormal>Operações como estas devem ser precedidas por um processo
de&nbsp;<span class=SpellE>due</span> <span class=SpellE>diligence</span>,
fundamental para um diagnóstico preciso do negócio, para a definição de
garantias e para a estruturação fiscal do investimento.</p>

<p class=MsoNormal>A Domingues e Pinho Contadores, referência em&nbsp;<span
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áreas contábil, tributária e trabalhista, lista as fases essenciais desse
trabalho:</p>

<h5><p class=MsoSubtitle>Preparando a empresa para a&nbsp;<span class=SpellE>due</span>
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<p class=MsoNormal>Essa etapa passa por uma observação inicial, em que os
consultores conhecem as principais características do negócio e traçam a
estratégia adequada àquele ambiente, ao escopo contratado e aos objetivos do
levantamento.</p>

<p class=MsoNormal>Durante essa fase também são definidos o cronograma e a
metodologia a ser empregada, e são escalados os colaboradores da empresa
avaliada que estarão envolvidos no projeto.</p>

<h5><p class=MsoSubtitle>Raio X do negócio</p></h5>

<p class=MsoNormal>No desenvolvimento da atividade, os consultores avaliam os
dados e documentos pertinentes ao escopo,&nbsp;de forma que seja possível
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financeiras, a revisão das obrigações acessórias e da conformidade em relação
aos tributos federais, estaduais e municipais.</p>

<p class=MsoNormal>A verificação pode apontar, por exemplo, que a empresa
incorporadora, no futuro, estará sujeita a desembolsar quantias significativas
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<p class=MsoNormal>Esse tipo de constatação tem grande influência nos termos da
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incorporação irá estimar e considerar o valor de possíveis prejuízos no
fechamento do contrato.</p>

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procede-se com o levantamento das contingências trabalhistas, revisão das
obrigações acessórias, além da análise das formas de contratação adotadas e
possíveis riscos.</p>

<h6><p class=MsoSubtitle>Resultados que vão sustentar a tomada de decisão</p></h6>

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executado às pressas. Embora a duração esteja relacionada ao porte do negócio e
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<p class=MsoNormal>A análise dessas informações leva à identificação de falhas
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resultado irá proporcionar uma visão mais clara do momento do negócio e dos
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<p class=MsoNormal>De qualquer modo, quem contrata o serviço de consultoria
precisa ter garantia de confidencialidade e imparcialidade na condução das
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Domingues e Pinho Contadores reúne</span> especialistas no assunto e tem uma
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processo.</p>

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