Empresas com capitais no exterior estão obrigadas ao envio da CBE ao Banco Central

Pessoas jurídicas e físicas residentes domiciliadas ou com sede no País, que possuam valores, ativos, bens e/ou direitos no exterior em quantias iguais ou superiores a USD 100.000,00 (cem mil dólares americanos), ou o equivalente em outras moedas, deverão apresentar anualmente a CBE.

26/02/2018

ARTIGOS

Empresas com capitais no exterior estão obrigadas ao envio da CBE ao Banco Central


De acordo com a Resolução n° 3.854/2010 do Conselho Monetário Nacional e da Circular n° 3.624/2013 do Banco Central do Brasil (Bacen), todas as pessoas jurídicas e físicas residentes domiciliadas ou com sede no País, que possuam valores, ativos, bens e/ou direitos no exterior em quantias iguais ou superiores a USD 100.000,00 (cem mil dólares americanos), ou o equivalente em outras moedas, deverão apresentar anualmente a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (“CBE”), com data base de 31 de dezembro do ano anterior.


Prazo

A declaração anual referente à data base de 31 de dezembro de 2017 deverá ser entregue a partir de 10h de 15 de fevereiro até às 18h do dia 05 de abril de 2018, por meio do formulário disponível no site do Bacen – www.bcb.gov.br.


Informações a serem enviadas

O formulário eletrônico abrange informações sobre os seguintes bens e direitos:

i. depósito;

ii. empréstimo em moeda;

iii. financiamento;

iv. arrendamento mercantil financeiro;

v. investimento direto;

vi. investimento em portfólio;

vii. aplicação em instrumentos financeiros derivativos; e

viii. outros investimentos, incluindo imóveis e outros bens.


Importante: Os responsáveis pela entrega das Declarações CBE deverão manter a documentação comprobatória das informações prestadas pelo prazo de 5 (cinco) anos contados da data base da Declaração CBE, para apresentação ao Bacen, caso solicitado.


Observações importantes

a) O atraso, a falta de entrega da CBE e/ou a prestação de informações incorretas, incompletas ou falsas, podem resultar na aplicação de multas pelo Bacen.

b) A CBE não substitui a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) que o estrangeiro residente no Brasil está obrigado a enviar anualmente até 30 de abril do corrente ano.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português