MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Entender o processo: o passo inicial para maior produtividade e eficiência

A Domingues e Pinho, através do seu Escritório de Processos, oferece consultoria em mapeamento de processos, que consiste em mapear, otimizar e documentar, de uma forma clara e personalizada, o fluxo de processos internos da sua empresa.

Por que realizar o Mapeamento de processos na sua empresa?

Como implantar melhorias sem conhecer os processos?

Como tornar sua empresa mais competitiva sem identificar onde estão as falhas?

É exatamente por essas questões que o Mapeamento de Processos se faz tão importante. É fundamental conhecer a fundo todas rotinas e procedimentos internos envolvidos no negócio e o impacto de cada um nos resultados da empresa.

Só com a real visão de todos os processos e recursos é possível traçar estratégias e realizar melhorias para obter ganhos significativos e sustentáveis em produtividade e competitividade.

A Domingues e Pinho dispõe de consultores especializados com metodologia e experiência no mapeamento de processos, investigando falhas, inconsistências, gargalos e redundâncias, bem como situações de risco que ainda não tenham sido identificadas

Nossos consultores auxiliam também empresas em processos de fusão ou aquisição em que é primordial para a empresa adquirente tomar conhecimento dos processos da adquirida para que a integração ocorra de forma tranquila e bem sucedida.

Todo o escopo de trabalho da DPC é personalizável, podendo ser adaptado conforme as necessidades de cada cliente.

Vantagens do Mapeamento de Processos

 
 
  • Melhoria do ambiente de trabalho.
  • Eliminação de redundâncias.
  • Otimização de custos.
  • Melhoria da qualidade dos serviços / produtos.
  • Aumento da rentabilidade.

Etapas do Mapeamento de Processos

 

A consultoria em Mapeamento de Processos da DPC permite à sua empresa mapear:

  • como a unidade do negócio funciona;
  • como e quando as atividades do processo são executadas;
  • quais os agentes envolvidos em cada etapa.
 

O projeto envolve 4 etapas:

Etapa 1: Definir processos a serem trabalhados

O cliente em conjunto com a equipe de consultores da DPC define os processos que serão analisados nesse projeto. Para cada processo será vital a participação de um membro interno do cliente.

Etapa 2: Mapeamento dos processos

A equipe de consultores da DPC e o membro interno da empresa elaboram um fluxo com as atividades que demonstrando como o processo ocorre atualmente, também conhecido como fluxo AS-IS. Para elaboração do fluxo AS-IS é utilizada a ferramenta Bizagi, seguindo a notação BPMN.

Etapa 3: Monitorias de Processos

As monitorias são reuniões nas quais a equipe de consultores da DPC e o membro interno do cliente buscam identificar, por meio de uma metodologia padrão, as dificuldades dos processos e quais melhorias podem ser aplicadas. Uma dessas reuniões é realizada no ambiente de trabalho para que os consultores possam levantar pontos que não foram abordados nas reuniões.

Etapa 4: Documentação do processo

Com todos os dados levantados, a equipe da DPC monta um documento padrão, claro e objetivo, que servirá de base para gestores na análise e melhorias de processos organizacionais.

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