Desde o dia 21/11/2017, o Ministério do Trabalho disponibilizou novo procedimento para a requisição do seguro-desemprego pela internet.

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Mudanças no pedido de seguro-desemprego

 

Desde o dia 21/11/2017, o Ministério do Trabalho disponibilizou novo procedimento para a requisição do seguro-desemprego pela internet.

 

Procedimento

 

Após receber a documentação relacionada ao seguro-desemprego, o trabalhador poderá realizar o pedido através do site Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/), preenchendo o formulário que anteriormente era respondido no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

 

Depois do envio do formulário, o trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine. Mas isto deve agilizar o atendimento nas agências, de acordo com o governo, pois o cadastro do trabalhador já estará preenchido no sistema.

 

O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir do momento em que o trabalhador preencher o formulário na internet, e não após o atendimento presencial, como ocorria anteriormente.

 

Cadastro

 

Para que possa efetuar o agendamento, o trabalhador precisará possuir um cadastro no site Emprega Brasil. Ao clicar em “Cadastrar” será aberta a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.

 

As informações lançadas serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

 

O guia de como é solicitado o seguro-desemprego, elaborado pelo Ministério do Trabalho, pode ser consultado aqui.

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