Observatório Social chega ao Rio de Janeiro

Organização da sociedade civil tem como objetivo defender melhores condições na gestão pública e combater firmemente à corrupção. Presente em mais de 110 cidades de 19 estados brasileiros, o Observatório Social do Brasil (OSB) chega ao Rio de Janeiro com o apoio da Associação Comercial do (...)

05/09/2017

DESTAQUES

Observatório Social chega ao Rio de Janeiro

Organização da sociedade civil tem como objetivo defender melhores condições na gestão pública e combater firmemente à corrupção

Presente em mais de 110 cidades de 19 estados brasileiros, o Observatório Social do Brasil (OSB) chega ao Rio de Janeiro com o apoio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ) e da Domingues e Pinho Contadores (DPC).

O Observatório Social consiste em um espaço democrático e apartidário, composto pelo maior número possível de entidades representativas da sociedade civil e cujo maior objetivo é contribuir para a melhoria da gestão pública e do combate à corrupção. No Rio de Janeiro, o Observatório atuará diretamente na fiscalização do poder público municipal, monitorando os processos de planejamento, contratação, execução e avaliação das políticas públicas, com o intuito de agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

A iniciativa atua em frentes como a educação fiscal, a inserção de micro e pequenas empresas em processos licitatórios e a construção de indicadores da Gestão Pública. Estima-se que nos últimos quatro anos, a contribuição do Observatório Social gerou economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres dos municípios onde atua.

A Conselheira Benemérita da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Marta Arakaki, falou sobre a importância do apoio à iniciativa. “A implantação do Observatório Social do Rio de Janeiro se faz essencial uma vez que nossa Prefeitura precisa ampliar e melhorar os serviços públicos, além de direcionar suas compras de bens e serviços para apoiar as empresas aqui estabelecidas”, explicou Marta.

A Domingues e Pinho Contadores (DPC) entende a importância de iniciativas para a transparência na gestão dos recursos públicos da Cidade do Rio de Janeiro e está apoiando o Observatório Social. O Diretor Presidente da DPC, Manuel Domingues e Pinho, deixou suas observações sobre a importância do espaço para o exercício da cidadania. “Estamos apoiando o Observatório Social do Rio de Janeiro por já conhecermos os trabalhos realizados em outras cidades, que vem obtendo um grande sucesso no combate à corrupção. Acreditamos que o Observatório poderá ser um diferencial para aumentar a transparência da Prefeitura do Rio de Janeiro em suas ações, especialmente no que se refere à gestão de compras de materiais e serviços. Nossa esperança é que essa iniciativa possa diminuir substancialmente a corrupção em nosso município”, reforçou Manuel.

Confira mais sobre o Observatório Social do Rio em www.observatoriosocialdorio.com.br

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português