”Outsourcing” financeiro permite que empresário tenha menos riscos e visão mais ampla

DPC na Mídia: Ter excelência em determinado ramo de atividade não basta para que um negócio tenha sucesso. Para prosperar e crescer, é preciso ter uma gestão financeira eficiente, que organize contas a pagar e receber e acompanhe o fluxos de caixa, as contas bancárias e de aplicações, entre outras atividades.

18/07/2018

DPC NA MÍDIA

''Outsourcing'' financeiro permite que empresário tenha menos riscos e visão mais ampla


Contratar serviço terceirizado ajuda no planejamento estratégico


Ter excelência em determinado ramo de atividade não basta para que um negócio tenha sucesso. Para prosperar e crescer, é preciso ter uma gestão financeira eficiente, que organize contas a pagar e receber e acompanhe o fluxos de caixa, as contas bancárias e de aplicações, entre outras atividades.

Essas tarefas são de importância vital para a organização, nem sempre o empreendedor tem disponibilidade de tempo ou experiência para realizá-las da maneira adequada. Por isso, uma solução para não ter seu negócio prejudicado é contratar um serviço de outsourcing financeiro, ou seja, terceirizar a responsabilidade dessa área.

"O empresário deixa de ter uma série de preocupações com questões relativas a pagamentos e fluxo de caixa, por exemplo. Seu foco fica no que agrega valor a ele, na sua expertise, como produzir determinado produto", explica o diretor da DPC – Domingues e Pinho Contadores (GBrasil | RJ e SP), Carlos Ripper. "Além disso, contar com o outsourcing é sempre muito mais vantajoso e seguro, porque o empreendedor passa a deixar de tomar um risco de, por exemplo, receber uma multa por atraso de pagamento de uma conta, de um imposto alto. O contato que nossos especialistas têm com os bancos também são muito mais próximos que o dos clientes, o que facilita a solução de problemas."

Sócia do grupo Rui Cadete Consultores e Auditores (GBrasil | Natal – RN), que inclui uma empresa especializada em gestão financeira, a ALLBPO Financeiro, Karina Cadete ressalta a vantagem da terceirização de riscos. "Se um funcionário interno da empresa erra ao cuidar do setor financeiro, é o dono que tem de arcar com a falha. Se quem faz o outsourcing erra, porém, a responsabilidade é desse terceirizado", destaca. "O empresário vai contar com uma equipe especializada com um custo bem menor do que ele teria com contratações internas, com todos os encargos trabalhistas inclusos", acrescenta.

Essa redução de custos permite que mesmo negócios menores tenham uma qualidade de atendimento superior, como afirma a gerente de gestão financeira da DPC, Fernanda Bilbao. "É importante ter em conta o know-how que está sendo imputado às informações. Às vezes, o cliente tem um movimento pequeno, e isso fica mais enxuto para ele, que consegue ter um atendimento do mesmo nível [dos maiores]. Então, acaba sendo econômico mesmo", ressalta.


Visão estratégica mais ampla


Ao contar com o outsourcing financeiro, o empreendedor também passa a receber relatórios elaborados por uma equipe especializada, que possibilitam uma visão mais ampla sobre a situação do seu negócio e, consequentemente, facilitam o planejamento estratégico.

"O empresário passa a ter mais informações que antes não conseguia enxergar, inclusive pela falta de tempo para controlar essa parte. Então, conseguimos trazer esses dados de uma forma mais resumida, sumarizada, para que ele consiga tomar as decisões de forma mais assertiva", explica o gerente de gestão financeira da DPC, Jefferson Gonçalves.

A contratação conjunta dos serviços de outsourcing financeiro e contabilidade torna a gestão ainda mais eficaz, porque permite a integração de dados.

"Se o relacionamento entre financeiro e contabilidade não está bem ajustado, todo o processo de trâmite das informações pode ficar mais complexo, truncado", afirma o gerente administrativo-financeiro da Eaco Consultoria e Contabilidade (GBrasil | Curitiba – PR), Leonardo Biasi Locatelli. "Quando o cliente tem uma gestão financeira integrada à contabilidade, e a mesma empresa presta ambos os serviços, os dados são transmitidos entre os setores com mais qualidade e rapidez. Essa interface é muito vantajosa, pois permite corrigir ou atualizar uma informação em tempo real."

Como a DPC pode lhe ajudar?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para lhe assessorar.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português