Home / Comunicado

Imposto de Renda

Prezados Clientes,

Mais um ano fiscal se encerrou. Damos agora boas vindas para ano fiscal de 2013 e, de início, passamos a nos ocupar com a elaboração da Declaração de Ajuste do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) correspondente ao ano base 2012 – cujo prazo para envio à Receita Federal se encerrará, a princípio, no dia 30 de abril de 2013.

Comprovantes de Recebimentos e Pagamentos

A busca e a organização da documentação referente ao ano de 2012 não devem ser adiadas para a ocasião da elaboração da declaração, ou da divulgação das correspondentes normas. O melhor procedimento é manter em boa ordem e guarda, durante o curso do ano base, os documentos que possam vir a ser necessários ao preenchimento da declaração.

Contudo, se não nos foi possível dedicar tempo durante o ano à boa guarda e ordem dos documentos, que foram deixados em gavetas, tanto no trabalho quanto em casa, até mesmo no carro, devemos destinar agora algumas horas à organização desses documentos, pois isto permitirá obtermos uma posição preliminar sobre a situação da documentação existente e, também, agirmos imediatamente para obtenção dos comprovantes de recebimentos e de pagamentos que tenham ocorrido no ano.

As fontes pagadoras dos rendimentos têm até o último dia do mês de fevereiro de 2013 para o fornecimento dos informes de rendimentos referentes ao ano de 2012. Não obstante, há outros documentos a serem utilizados na elaboração da declaração e que devem ser reunidos e organizados para esse fim.

Alguns contribuintes ficaram sujeitos a determinadas obrigações fiscais no curso do ano: o pagamento antecipado de imposto através do carnê leão; a apuração de ganho de capital na alienação de bens e o recolhimento do correspondente imposto; etc. Diante disto, devem recuperar as informações e reunir os correspondentes comprovantes do cumprimento das obrigações fiscais, além da documentação inerente aos fatos que geraram essas obrigações.

Se já estiver de posse de toda a documentação exigida pela legislação do imposto, mantendo-a em boa ordem e guarda, o contribuinte poderá preencher e entregar sua declaração logo nos primeiros dias do início do prazo estabelecido pelo Fisco, sem o risco de surgirem os atropelos que normalmente ocorrem quando a preocupação com o cumprimento da obrigação fiscal é deixada para os últimos dias, ou últimas horas.

Benefícios Fiscais

O planejamento da utilização dos benefícios fiscais determinados em lei é também muito importante se foi adotado antes do encerramento do ano.

Vale lembrar que o contribuinte pode aplicar uma parcela da renda recebida no ano em contribuições à previdência privada no Brasil e deduzir até 12% do total de rendimentos tributáveis.

Cabe destacar também a dedução de até 6% do imposto de renda em razão das contribuições para fundos dos direitos da criança e do adolescente, fundos do idoso, investimentos e patrocínios em obras audiovisuais, em projetos culturais, desportivos e paradesportivos, devidamente comprovadas por documentos emitidos pelos conselhos gestores dos fundos.

A DPC possui um departamento exclusivo para realizar as Declarações de Ajuste do Imposto de Renda de Pessoa Física, caso seja de seu interesse entre em contato com o nosso Departamento de Pessoa Física através do e-mail:

Flavia Barbosa – Gerente – flaviabarbosa@dpc.com.br

Atenciosamente,
Domingues e Pinho Contadores