Home / Serviços / Consultoria Tributária

Consultoria Tributária

Equipe multidisciplinar para prestar assessoria nas áreas contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária e de gestão, através de revisão de procedimentos, desenvolvimento de soluções, elaboração de laudos de avaliação, dentre outros serviços.

Para melhor atender às demandas, o departamento é subdividido em três áreas:
 

Trabalhista, Previdenciária e Fiscalização

A núcleo de consultoria trabalhista e previdenciária possui profissionais com formação em áreas diversas cujo intuito é prestar assessoria sobre folha de pagamento (tributação de INSS, FGTS e IRRF).

O trabalho ainda inclui:

  • Consultoria necessária para a entrega de documentos comprobatórios de regularidade para prestadoras de serviços a tomadores, assim como o inverso.
  • Realiza a revisão de procedimentos já implementados e desenvolve soluções que agreguem valor ao negócio da empresa, analisando o cumprimento de normas trabalhistas, de segurança e medicina do trabalho.
  • Equipe especializada para o atendimento a fiscalização trabalhista e previdenciária.


Consultoria Contábil e Tributária

O departamento de consultoria contábil e tributária oferece às empresas soluções diversificadas para melhoria da qualidade das informações e redução da carga tributária, minimizando o risco de contingências fiscais e problemas com a Fiscalização.  Os serviços prestados tem por objetivo constatar se os procedimentos adotados pelas empresas estão em consonância com a legislação contábil tributária em vigor, e consistem nas seguintes análises:

  • Enquadramento tributário da atividade da empresa e/ou de novos negócios, com base na avaliação do regime de tributação adotado para apuração do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), e das contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para a Contribuição da Seguridade Social (COFINS), e alternativas do melhor modelo de tributação. 
  • Validação das bases fiscais do IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, inclusive em relação ao regime de reconhecimento das receitas e os critérios utilizados para a dedutibilidade de despesas.
  • Avaliação dos créditos fiscais utilizados e permitidos na apuração das contribuições para o PIS e a COFINS.
  • Validação da tributação nas remessas ao exterior em virtude da contratação de serviços.
  • Identificação de operações do e para o exterior com empresas do mesmo grupo econômico e com Paraísos Fiscais, para fins de aplicação da metodologia de cálculo dos preços de transferência e thin capitalization. 
  • Análise e cruzamento das informações contidas nas obrigações acessórias federais (ECD, FCONT, DIRF, DIPJ, DCTF e EFD Contribuições). 
  • Validação do tratamento contábil adotado pelas empresas em face às normas previstas nos Pronunciamentos Contábeis; e conversão das Demonstrações Financeiras em IFRS. 
  • Respostas a Consultas e Elaboração de Pareceres sobre a legislação contábil e tributária em vigor.

Outras funções também são de responsabilidade deste setor, como prestação de serviços de compliance em tributos diretos em substituição eventual ou permanente de estrutura interna da empresa.


Fiscalização

A equipe é responsável por prestar atendimento às seguintes demandas:

  • Fiscalizações Tributárias nas esferas Municipal, Estadual e Federal.
  • Execução de consultoria (interna e externa) nas esferas Estadual e Municipal.
  • Elaboração e acompanhamento de Consulta Formal e Regime Especial.

A espinha dorsal do departamento é o atendimento a fiscalização, onde são analisadas previamente todas as informações e documentações a serem entregues ao auditor fiscal, prezando sempre pela cordialidade, discrição e excelência nos serviços prestados.