Transfer Pricing: DPC investe na atualização de seus profissionais

Objetivo é entregar resultados cada vez melhores aos clientes.

21/06/2018

DESTAQUES

Transfer Pricing: DPC investe na atualização de seus profissionais


Investir na atualização de seus profissionais para entregar resultados cada vez melhores aos seus clientes. Com este objetivo, a Domingues e Pinho Contadores promoveu, nos dias 15 e 16 de junho, o curso “Transfer Pricing”, tema de grande importância que exige a especialização de profissionais que atuam na área contábil e tributária.

Demétrio Barbosa, economista com mais de 20 anos de experiência em assessoria a empresas nacionais e multinacionais e autor do livro “Preços de Transferência no Brasil, Compliance e Perspectiva Econômica”, esteve à frente do treinamento pela Virtus, consultoria especializada em cursos corporativos para diferentes segmentos de negócios.

O cálculo do preço de transferência (transfer pricing) é um método aplicado em operações entre partes relacionadas, quando de operações internacionais. Como a metodologia permite diferentes aplicações, o tema gera a necessidade de as empresas estarem permanentemente atentas à prática.



Barbosa iniciou a apresentação destacando que, embora tenha uma atuação consistente na área, não tem a pretensão de ter respostas definitivas sobre o assunto, que passa por alterações frequentes e exige que os profissionais que trabalham com os cálculos de preços de transferência se mantenham sempre atualizados.

O instrutor comentou também que não basta às empresas terem um bom software para apuração do preço de transferência. “Mais do que um bom sistema, é preciso que as empresas estejam atentas à qualidade das informações inseridas, assim como ao correto entendimento das operações, para que então cheguem aos melhores critérios e resultados”.

Após a exposição dos conceitos e princípios basilares, o instrutor tratou de tópicos como o modelo proposto pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os métodos brasileiros, as alterações trazidas pela legislação recente e as implicações das ações do BEPS e da provável adesão do Brasil à OCDE.

Em um segundo momento, o curso foi direcionado a estudos de caso com um olhar atento aos principais métodos de cálculo do preço de transferência para importação e exportação, entre outros aspectos fundamentais.


Participantes posam com o instrutor no encerramento do curso

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português