Revisão tributária: como funciona e benefícios
21/08/2023Sancionada lei que define o valor do salário mínimo a partir de 1º maio de 2023 e reajusta tabela do Imposto de Renda
29/08/2023DESTAQUE
7 etapas para implantar RPA na sua empresa
Da definição de objetivos à manutenção, veja etapas importantes a serem percorridas para a implantação de automação
Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia que tem ganhado destaque nas empresas, pois cada vez mais tem sido reconhecida como uma solução que promove a eficiência operacional e a produtividade.
Essa dinâmica torna possível a automação de tarefas repetitivas e baseadas em regras, liberando os recursos humanos para a execução de atividades corporativas que exijam mais de suas capacidades analíticas e especialidades técnicas.
No entanto, um ponto a observar é que a implantação bem-sucedida de uma ferramenta de RPA requer planejamento e uma abordagem estratégica.
O time do Labtech - Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias da Domingues e Pinho Contadores, que atua no desenho desse tipo de solução para o cliente, lista a seguir 7 etapas importantes nesse processo. Confira!
1. Definição de objetivos e planejamento
Como primeiro passo, determine o que espera alcançar com a automação, como redução de erros, percentual do aumento da eficiência, economia de tempo, melhoria na qualidade do serviço, padronização do processo ou integração de sistemas. Estabelecer metas ajudará a medir o sucesso da implantação e a justificar o investimento em RPA.
A implantação da robotização deve ser planejada a partir do levantamento das necessidades específicas do negócio e dos seus objetivos.
Veja também: Robotização: entenda as possibilidades para melhorar a produtividade
2. Mapeamento de processos
No momento seguinte, é preciso analisar mais detalhadamente os processos existentes, identificando fluxos e tarefas repetitivas e manuais que consomem tempo e recursos significativos, bem como avaliar as entradas, saídas, regras e exceções envolvidas para o desenvolvimento.
Processos estáveis, bem definidos e com regras claras são os mais propensos a se beneficiar da automação.
3. Escolha da ferramenta RPA adequada
A escolha da ferramenta depende das necessidades corporativas, da complexidade dos processos a serem automatizados, da infraestrutura existente e do nível de habilidade técnica da equipe.
Essa definição pode variar de acordo com a abordagem ou arquitetura desejada, por exemplo: RPA Desktop, Ferramentas Low-Code, No-code, etc.
Também é válido considerar possibilidades de personalização, facilidade de integração com sistemas da empresa e futuras exigências de manutenção e suporte.
4. Desenvolvimento e testes
Com um cronograma estipulado, a equipe responsável desenvolve a solução RPA de acordo com o mapeamento, em um ambiente controlado e seguro, conhecido como sandbox ou ambiente de homologação.
Se for preciso, os responsáveis pela implantação farão ajustes cabíveis até que tudo esteja pronto para implementação completa.
5. Implantação
Nesta fase, é realizada uma implantação piloto, com uma parte do ambiente de produção, ainda de forma controlada para mitigar eventuais problemas. E então, o procedimento segue sendo feito gradativamente até a sua totalidade.
A este ponto, a automação estará rodando de forma confiável e todas as suas ações poderão ser rastreadas.
6. Monitoramento
Com tudo funcionando corretamente, começa a ser possível extrair e monitorar métricas, como tempo de execução, redução de erros, economia de recursos, impactos na eficiência e qualidade de entrega.
7. Treinamento
Um outro ponto importante é a realização de treinamentos dos usuários para adaptação às mudanças.
Pós-implantação também deve receber atenção
Além disso, é preciso ter em mente que, quando houver mudanças nos processos, haverá necessidade de ajustar a automação. Sendo assim, vale considerar também um plano periódico de revisão e suporte para manter o adequado funcionamento em um horizonte mais longo.
Programe a robotização de processos com o Labtech da DPC
Da identificação de processos que podem ser automatizados à criação e implementação de robôs, o Labtech da DPC pode auxiliar o seu negócio. Conte com o nosso time de tecnologia para tornar os processos de sua empresa mais ágeis e ganhar em produtividade. Entre em contato: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700/p>