GBrasil: Empresas devem estar atentas a folha de pagamento e imposto de renda de expatriados
15/10/2021SST – Comunicação de Acidente de Trabalho e treinamentos
19/10/2021DESTAQUE
Eficiência operacional: 5 dicas essenciais para robotização do seu negócio
Automação adiciona mais inteligência e eficiência ao dia a dia da gestão corporativa
A robotização, muito anunciada há alguns anos como tendência, hoje já vem ganhando espaço na gestão de negócios de todos os segmentos. Com soluções que otimizam processos, aumentam a produtividade e aprimoram a análise de dados, essa tecnologia veio mesmo para ficar.
Cada vez mais, as empresas recorrem a recursos tecnológicos para substituir tarefas repetitivas que consumiriam tempo das equipes, entre eles o chamado Robotic Process Automation (RPA), que faz uso de robôs de software para automatizar essas atividades.
Na Domingues e Pinho Contadores, tanto a etapa de análise quanto a criação e implantação de RPAs ficam por conta do time do Labtech - Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias. A equipe atua no desenvolvimento de automações de tarefas e no mapeamento de processos e desenhos de soluções tecnológicas para o cliente.
Vantagens da robotização dos processos
“Sempre que uma otimização é implementada, a empresa tem como ganho a disponibilidade da equipe que estaria envolvida nesse trabalho repetitivo, que passa a ter condições de atuar com viés mais estratégico.”
William Pinho, líder de Produtos e Inovação na DPC
Pinho ainda destaca que a robotização de processos adiciona eficiência à rotina e impacta a qualidade dos produtos ou serviços, contribuindo para a satisfação do cliente. Veja outros benefícios:
A segurança é um ponto importante para a gestão. É preciso considerar que, à medida que os processos vão deixando de ser executados de forma manual, há menor exposição de dados e diminuição dos riscos de falhas e vazamentos de informações.
Confira dicas para a robotização do seu negócio
1. Comece pelo planejamento e mapeamento dos processos
Um trabalho humano e analítico deve estar por trás do desenho de automação. É necessário compreender os fluxos de trabalho e como os dados são estruturados para então definir as regras.
É essencial que a implantação da robotização seja planejada e que esse movimento esteja embasado pelo levantamento aprofundado das necessidades e objetivos de cada negócio.
“Antes de tudo, é necessário entender quais processos e práticas podem passar pela otimização. Para isso, é necessário mapear a operação, os setores envolvidos e os fluxos existentes, identificando o que pode ser executado por uma solução de RPA."
2. Envolva as equipes responsáveis pelos processos
As áreas de negócios que terão os processos automatizados também devem ser chamadas à participação desde a fase inicial de planejamento, de forma a contribuir com a arquitetura da solução e a definição de regras de funcionamento dos robôs.
Pode ser necessário contornar eventuais resistências. Neste caso, é fundamental mostrar os benefícios da robotização e trabalhar corretamente a estratégia de implantação para garantir a adesão dos parceiros internos.
3. Programe avançar progressivamente
Em uma empresa onde a automatização de tarefas ainda é uma novidade, é interessante implantar essas soluções aos poucos, iniciando por processos mais simples. Isso permite que o recurso técnico passe por avaliação e que melhorias sejam consideradas antes de partir para tarefas mais complexas, integradas a outros sistemas.
4. Avalie as soluções para implantação dos robôs
Normalmente, a implantação de robôs depende da contratação de ferramentas adicionais para funcionamento das automações.
No caso da DPC, Pinho explica que o time de tecnologia desenvolveu internamente as automações, eliminando os custos de implantação de recursos terceirizados para a gestão de processos robotizados, dando autonomia para personalizações.
Ou seja, buscar o desenvolvimento de soluções customizadas também pode ser uma opção, em substituição a ferramentas padronizadas disponíveis no mercado.
5. Tenha um plano de suporte e manutenção
Uma vez implantado o robô, é preciso ter em mente que atualizações e revisões serão necessárias, seja por conta de uma alteração no processo, fluxo ou algum sistema. A empresa deve então estabelecer um plano periódico de suporte e manutenção para assegurar a atividade diante de possíveis mudanças.
Tecnologia para melhor performance da gestão
A DPC apoia negócios no mapeamento de processos para contribuir com as estratégias corporativas de implementação e desenvolvimento de soluções de automação de rotinas repetitivas e de alto volume.
O núcleo de Produtos e Inovação também atua de forma integrada aos times contábil, fiscal e trabalhista, tendo capacidade para empregar este conhecimento multidisciplinar nos projetos que exigem esse suporte.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318