Doing Business in Brazil: entenda os prós e contras de cada regime tributário
10/02/2023Receita Federal divulga prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023
15/02/2023DESTAQUE
Robotização: 5 perguntas e respostas sobre a segurança de robôs
Robotização e segurança caminham juntas para preservação de dados do negócio
A robotização de processos é uma solução cada vez mais utilizada pelas empresas para otimização do desempenho. No entanto, alguns gestores de negócio ainda se mostram resistentes a essa tecnologia por ter dúvidas sobre a segurança da implantação e operação dos robôs.
O Robotic Process Automation (RPA) é uma forma de eliminar tarefas manuais e repetitivas, adicionando agilidade ao dia a dia. Com o desenvolvimento de sistemas automatizados, os robôs passam a executar ações operacionais que comprometeriam o tempo da equipe.
Veja também:
- Robotização: entenda as possibilidades para melhorar a produtividade
- Eficiência operacional: 5 dicas essenciais para robotização do seu negócio
São inúmeras possibilidades de uso e muitas vantagens. Mas, afinal, como se relacionam robotização e segurança? A seguir, confira perguntas e respostas sobre o tema:
1. O uso de robôs pode expor a empresa em termos de segurança?
Há cuidados a serem tomados, claro. A segurança deve ser questão primordial quando se fala em qualquer implementação tecnológica, não somente no caso dos robôs. Por isso, é preciso iniciar o desenvolvimento de soluções de RPA com o rigor técnico necessário, contando com um parceiro que atue também com a premissa de que segurança é inegociável.
2. Quais os cuidados para preservar a segurança?
Para garantir a segurança no uso dos robôs, alguns aspectos merecem atenção. Boas práticas nesse sentido adotadas pelo time do Labtech - Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias da DPC, que atua na criação e manutenção de automações, são:
- robôs alocados em servidores de alta performance em ambiente cloud, protegidos contra acessos não autorizados;
- servidores monitorados por serviço de proteção 24x7 (contra falhas na comunicação, queda de servidor, riscos cibernéticos);
- ambiente criptografado;
- acesso externo bloqueado;
- atendimento às políticas de acesso conforme definido pelo cliente;
- política de backup que garante que os robôs voltem à operacionalidade de forma rápida em caso de falha;
- criação de usuário específico para o robô operar (para segurança e rastreabilidade das ações, uma vez que ficam bem delimitadas as ações que serão executadas).
3. É possível dizer que a robotização contribui para a segurança dos processos da empresa?
Sim. Desde que implementadas com as devidas medidas de proteção, as soluções de RPA têm muito a contribuir para a gestão segura das informações de qualquer empresa.
Por exemplo, ao implantar um robô para executar tarefas de captura e transferência de dados confidenciais entre sistemas, as chances de vazamento por falhas humanas são eliminadas. O negócio reduz o número de pessoas lidando com informações e, portanto, os riscos associados a esses pontos de contato.
4. De que forma o RPA amplia a segurança?
Um sistema robotizado é desenvolvido para seguir regras predefinidas, aplicando cada passo no tempo também estipulado. O software robô pode executar um processo da empresa automaticamente, de forma padronizada.
As ações são tomadas com base em opções de segurança inteligentes, de modo a proteger contra acessos não autorizados. Com as tarefas a cargo dos robôs, credenciais, gerenciamento de identidade e requisitos de privacidade são preservados.
5. Quais as vantagens de empregar o RPA em termos de segurança de dados?
De forma geral, o uso de robôs de softwares contribui para proteção de dados de clientes, fornecedores e trabalhadores, informações trabalhistas, financeiras, entre outras.
O robô minimiza o risco de exposição dessas informações, o que tranquiliza qualquer empresa em um momento de políticas de proteção de dados tão rigorosas como o atual.
Otimize processos com segurança
A Domingues e Pinho Contadores, por meio de seu time do Labtech, tem entre suas atividades a criação e implantação de RPAs. Conte com essa equipe para automatizar tarefas repetitivas e ampliar a produtividade por meio de soluções tecnológicas que preservam a segurança corporativa. Entre em contato: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318