Receita Federal disponibiliza o programa gerador da declaração do IRPF 2018
26/02/2018EFD-Reinf: DPC promove treinamento sob demanda para cliente
27/02/2018DESTAQUES
Fisco Fácil garante mais agilidade no acompanhamento de pendências fiscais e tributárias
Emissão de certidão negativa de débitos, baixa de inscrição estadual e consulta à malha fiscal. Estes são os serviços aos quais os contribuintes e contadores podem ter acesso por meio do Fisco Fácil, uma ferramenta da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro que torna mais ágeis esses processos em todo o estado.
Para acessar, é necessário ter um Certificado Digital para pessoa física ou jurídica (e-CPF ou e-CNPJ). As consultas relativas à emissão de certidão negativa de débitos e à baixa de inscrição estadual são gratuitas. Ao acompanhar estas funcionalidades, é possível identificar pendências, solucioná-las antes da abertura de processos administrativos tributários e evitar a necessidade de comparecimento a uma auditoria fiscal.
As consultas relacionadas à malha fiscal possibilitam a verificação de eventuais divergências que possam ser monitoradas pela Fazenda, permitindo que o contribuinte se adeque antes das ações do fisco e da aplicação de multas. A ferramenta apresenta orientações básicas para a regularização de pendências, que, se tratadas adequadamente, são removidas em até três dias.
A expectativa é que, em breve, o Fisco Fácil disponibilize também consultas à conta corrente do contribuinte, avisos de cobrança, entre outros recursos. Assim, o próprio canal poderá apontar as divergências para malhas de cruzamento de dados e emitir avisos por e-mail. Seguindo a proposta de funcionar como uma plataforma de relacionamento, ainda vem sendo estudada a possibilidade de inserir arquivos e comentários do auditor fiscal em campos específicos.
A automatização do relacionamento entre o contribuinte e o fisco estadual tende a diminuir a burocracia no acompanhamento de pendências relacionadas a obrigações acessórias, uma vez que disponibiliza, de forma ágil e direta, as informações aos interessados. Por outro lado, com os apontamentos de irregularidades ocorrendo de forma próxima ao fato gerador, as empresas devem se organizar ainda mais para o envio de informações precisas à Fazenda. Além disso, é necessário se dedicar ao acompanhamento constante dos processos e se manter atento às comunicações transmitidas por este canal.
Na avaliação de Adriana Costa, diretora da Domingues e Pinho Contadores, embora esta ferramenta promova a aproximação e o diálogo eletrônicos com a Fazenda, permanece sendo indispensável a atuação de uma assessoria especializada e que possa orientar o contribuinte de forma abrangente. “O ideal é que as empresas possam contar com um serviço contábil de qualidade, o que contribui para evitar o surgimento de pendências. Ainda assim, se não-conformidades surgirem, o contribuinte deve ser bem orientado quanto à solução, evitando que as falhas gerem processos e levem a ações do fisco”, destaca.
A Domingues e Pinho Contadores, referência em outsourcing contábil e gestão empresarial, dispõe de uma equipe de especialistas aptos a auxiliar as empresas. “Atuamos no apoio às empresas de forma permanente, com orientações na área tributária para a manutenção da regularidade fiscal e integridade dos dados apresentados”, completa Adriana Costa.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318