Lei autoriza quotas diferenciadas de depreciação acumulada para estimular renovação de máquinas e equipamentos
07/06/2024MP atualiza procedimentos para fruição de benefícios fiscais
10/06/2024DESTAQUE
Imposto de Renda 2024: não entreguei a declaração no prazo, e agora?
Contribuinte deve realizar o envio da declaração o mais breve possível, evitando mais penalidades
Como ocorre todo ano, milhares de contribuintes acabam perdendo o prazo para apresentação da declaração de Imposto de Renda à Receita Federal. Em 2024, a obrigação deveria ter sido cumprida até 31 de maio. Se você está entre esses casos, veja quais são os passos para regularizar sua situação e evitar maiores problemas.
Entenda as consequências
A entrega da declaração depois do prazo ou a sua não apresentação, se obrigatória, sujeita o contribuinte à multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, calculado na declaração. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo corresponde a 20% do IR devido.
Além disso, não entregar a declaração pode levar o indivíduo a ficar com o CPF em situação irregular perante a Receita, dificultando a obtenção de empréstimos e financiamentos, além de outros transtornos.
Regularize sua situação imediatamente
A primeira ação deve ser buscar a regularização. É preciso seguir os passos de preenchimento correto e envio. Com a entrega, a Receita calculará automaticamente a multa devida. O contribuinte deverá efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) correspondente. É importante pagar o quanto antes para evitar juros adicionais.
Saiba o que acontece em caso de direito à restituição
Se o contribuinte tiver valor a restituir, mas a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (com os respectivos acréscimos legais) da restituição.
Retifique eventuais erros
Caso você perceba que cometeu algum erro na sua declaração original, mesmo com o envio fora do prazo, é possível retificar. A retificação pode ser feita diretamente no programa gerador, no prazo de cinco anos a partir da data de entrega.
Assegure sua conformidade fiscal
Quem tem situações mais complexas a declarar no IR, como maior volume de bens e investimentos, seja no Brasil ou exterior, deve considerar o suporte contábil para elaboração da declaração. O contribuinte ganha em tranquilidade ao contar com especialistas nessa tarefa.
Na DPC, um núcleo dedicado a pessoas físicas auxilia no atendimento das exigências do Fisco, passando pela elaboração ou retificação da declaração anual, acompanhamento de notificações e processos fiscais. Conte com esse apoio para a sua conformidade: dpc@dpc.com.br
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700/p>