Automação de processos traz maior agilidade e segurança às operações

05/11/2019

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Automação de processos traz maior agilidade e segurança às operações


Novas tecnologias vêm impactando a gestão financeira e tributária das empresas.


Por William Pinho


Se o próprio governo cada vez mais utiliza processos informatizados para o cruzamento de dados e informações fiscais e tributárias, o contribuinte deve contar também com a tecnologia para fazer frente a esse nível de exigência.

A complexidade fiscal no Brasil também acaba impondo a revisão e a modernização dos processos para que as empresas sejam capazes de cumprir todas as normas legais. Daí a necessidade de recorrer a soluções tecnológicas para facilitar a rotina, reduzindo o tempo operacional de uma série de tarefas que essa burocracia gera.

Na Domingues e Pinho Contadores (DPC), a automação de processos, o uso de softwares de mercado e o desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias são recursos que se somam à experiência técnica dos profissionais para garantir a excelência nos serviços prestados.

Na prática, isso gera os seguintes benefícios:

  • Aumento da produtividade
  • Maior controle do fluxo de informações
  • Mais agilidade nos processos
  • Mitigação dos riscos
  • Maior segurança da informação

  • Soluções tecnológicas para entrega de melhores resultados aos clientes


    Como diferencial, a DPC conta com uma equipe dedicada à otimização de processos que estuda as demandas das áreas contábil, fiscal, pessoal e financeira para não só buscar no mercado as mais modernas e adequadas ferramentas, como também para desenvolver soluções complementares.

    Outro ponto positivo é que a DPC faz uso de um datacenter líder de mercado que permite disponibilidade permanente dos dados, com total controle e segurança, garantindo ainda a responsividade que os clientes demandam.

    Dentre os recursos utilizados pela DPC, o Robotic Process Automation (RPA) vem gerando uma série de otimizações, com impacto direto no aumento da produtividade e eficiência.

    Com o RPA, um determinado processo com tarefas repetitivas passa a ser executado por uma rotina automatizada.

    Além do uso do RPA, para processos mais simples, o emprego de planilhas automatizadas com o uso de macros são soluções utilizadas. Já para os processos mais complexos, a DPC capacita sua equipe e incentiva o uso de linguagens de programação mais modernas, criando um ambiente propício para o surgimento de inteligência artificial.


    Finanças da sua empresa sob controle


    Na gestão financeira, a automação dos processos trouxe velocidade, eficiência e confiabilidade.

    A utilização dos serviços de uma VAN (Value Added Network) combinada com um RPA desenvolvido pela equipe interna permitiu a automação completa dos ciclos de pagamentos dos clientes.

    A VAN estabelece uma comunicação multibanco (todas as instituições bancárias com as quais os clientes têm relacionamento) com o ERP utilizado pela DPC, mantendo a atenção às regras definidas pelo cliente para autorização de pagamentos.

    Enquanto a VAN facilita a interface com instituições bancárias para troca eletrônica de dados, o processo de automação desenvolvido na DPC realiza a ponte entre a VAN e o ERP. Isso permite o acompanhamento de todas as contas a pagar e dos fluxos bancários, com rapidez, inteligência e segurança.

    Em termos práticos, a solução permite um fluxo automatizado de operações que envolve a realização do pagamento, a imediata baixa no banco, a comunicação de pagamento ao ERP, com o recebimento automático dos comprovantes de pagamento de forma segregada e individual de cada cliente. O ciclo se fecha com o registro contábil do pagamento no ERP.

    As informações ficam concentradas em uma única plataforma, o que dá uma visão do todo e facilita a gestão financeira, garantindo a confiabilidade dos dados entregues. Houve ganho de velocidade do processo de aprovação, respeitando todas as regras definidas pelo cliente no tocante aos níveis de alçada.


    Gestão tributária eficiente e segura


    Com o RPA, ganha-se em agilidade para gerar e transmitir declarações acessórias e na apuração dos impostos.

    É possível programar a extração de informações em sites de consultas de pendências fiscais, na plataforma do eSocial e até mesmo a transferência de arquivos entre sistemas e sua transmissão ao programa DCTF, por exemplo, ações que a DPC já executa.

    Uma outra vantagem é em relação ao uso do certificado digital, que fica instalado no servidor e atribuído a um “robô”, mantendo a proteção da identidade eletrônica da empresa, de forma muito segura e impessoal.


    Mais tecnologia, mais estratégia


    O investimento contínuo em tecnologia e pessoas tem proporcionado que a DPC aprimore a gestão de seus contratos e processos, com positivos reflexos para todos os seus clientes.

    Ao automatizar tarefas repetitivas e previsíveis, há uma redefinição do papel dos profissionais das áreas financeira, contábil e fiscal e pessoal, que passam a ser vistos sob uma nova ótica.

    Com a melhoria interna trazida por esse movimento, o cliente tem como ganho a maior disponibilidade da equipe consultiva, liberada para um atendimento personalizado e estratégico, embasado por informações confiáveis e obtidas com agilidade.

    Como a DPC pode ajudar sua empresa?

    A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
    Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

    Assine nossa newsletter:

    Se interessou?

    Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

    Fale com um especialista
    Português