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BPO financeiro: 5 motivos para implantar na sua empresa
BPO financeiro auxilia negócio a manter a conformidade na rotina e a extrair dados e indicadores para apoiar tomadas de decisão
Já pensou em terceirizar a gestão das finanças da sua empresa? Pois essa é a proposta do BPO financeiro, uma prática que tem muito a contribuir para que negócios avancem em suas estratégias.
O BPO ou Business Process Outsourcing coloca uma área em que a empresa não tem expertise, como a financeira, por exemplo, sob a responsabilidade de um parceiro que domina a atividade, potencializando os resultados.
Com isso, além das rotinas operacionais de custos, despesas e receitas serem executadas com mais qualidade, precisão e agilidade, o BPO financeiro também origina e disponibiliza dados que alimentam as lideranças do negócio em momentos decisórios.
- administração de contas a pagar e receber
- conciliação de contas
- gestão de aplicações financeiras
- fechamento de operações de câmbio
- gestão de fluxo de caixa
- gestão de orçamentos
- abertura de contas bancárias
- reportes financeiros
Atividades que podem ser executadas por um parceiro de BPO financeiro
Para entender os benefícios da implantação do outsourcing financeiro, é importante conhecer que tarefas podem ser realizadas pelo parceiro. São algumas delas:
Veja também: Como melhorar a eficiência dos processos financeiros
E por que colocar processos como esses nas mãos de uma empresa terceirizada? A seguir, conheça 5 motivos para implantar o BPO financeiro:
1. Focar na atividade principal do seu negócio
Ao contratar uma empresa especializada para cuidar das finanças, você se concentra na atividade-fim do seu negócio. Fica mais fácil acompanhar inovações e oportunidades do seu segmento quando sua atenção está voltada apenas para o que, de fato, interessa em termos estratégicos.
Deixa de ser necessário ocupar a rotina com a operacionalização dos processos financeiros, ao mesmo tempo em que se tem acesso aos dados e indicadores importantes para tomar decisões.
2. Reduzir custos
Com o BPO financeiro, a empresa contratante deixa de ser responsável pelos custos trabalhistas de manter uma equipe interna para executar as tarefas da área de finanças.
Além disso, com a atividade executada por especialistas, há a minimização de erros, melhor gestão e orientação para aplicação dos recursos e práticas mais estruturadas para acesso a crédito, ou negociação de tarifas bancárias, por exemplo.
Outro ganho é que deixa de ser necessário o investimento periódico em softwares específicos para acompanhar a gestão financeira. A contratada é quem faz esse monitoramento e, portanto, investe nas plataformas mais adequadas à prestação do serviço.
3. Manter a atualização tecnológica e profissional
Dando continuidade ao ponto levantado no item anterior, é importante considerar que a empresa de BPO precisa dispor das mais modernas ferramentas tecnológicas para a gestão financeira dos clientes que atende. Isso inclui acesso às práticas para segurança da informação.
Com isso, quem contrata se beneficia do uso do que há de melhor no mercado, o que se reflete também na agilidade com o que tudo é feito e na qualidade das informações geradas.
Há serviços, por exemplo, que permitem o intercâmbio automatizado de arquivos de pagamento, cobrança e extratos bancários gerados através de sistema ERP com plataformas de diferentes bancos, substituindo a entrada manual de dados.
Para segurança e tranquilidade do cliente, a tecnologia também pode ser usada nos processos de aprovação de pagamentos, de modo que o controle do fluxo fique sob sua gestão. É possível manter as aprovações condicionadas à permissão expressa do cliente.
Outra vantagem é ter à disposição profissionais especializados e permanentemente atualizados nos temas financeiros, sem a necessidade de precisar acompanhar de forma tão rigorosa as mudanças e treinar pessoal em algo que não está no core da sua empresa.
4. Contar um parceiro estratégico
Quando o cliente compartilha informações e estratégias previamente, o parceiro de BPO pode ajudar na prevenção de riscos, planejamento de operações e redução de custos.
Um exemplo é a atuação na cotação, negociação, contratação e execução de operações cambiais envolvendo fluxo de capitais internacionais, como empréstimos, ingressos e repatriação.
5. Planejar com segurança financeira
Com as finanças organizadas, a empresa tem segurança para planejar e agir. O cliente tem acesso a um raio-x financeiro do negócio, sugestões de melhorias, plano para redução de despesas operacionais, entre outras práticas que geram melhor previsibilidade e levam a ganhos em eficiência.
Com soluções adequadas à necessidade, a empresa tem tranquilidade para cumprir a rotina financeira, em curto e longo prazo, planejar investimentos e outros passos importantes.
BPO financeiro DPC: da rotina à estratégia
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