Multas trabalhistas: conheça as principais penalidades e saiba como se prevenir
25/06/2024Receita Federal anuncia CNPJ alfanumérico a partir de 2026
04/07/2024DESTAQUE
Certificado digital NF-e: emita notas fiscais eletrônicas com segurança
Certificado digital NF-e é um componente essencial para a eficiência das operações fiscais das empresas
No atual cenário de negócios, a digitalização de processos é uma realidade incontestável. Uma das demonstrações disso é a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e), que traz maior eficiência e segurança para as empresas. No entanto, para garantir a autenticidade e a integridade dessas notas, é imprescindível o uso de um certificado digital NF-e.
O que é o certificado digital NF-e?
É uma assinatura eletrônica que funciona como uma identidade virtual, assegurando que as notas fiscais emitidas em nome de determinada empresa são autênticas.
Para que serve o certificado digital NF-e?
É importante destacar que os processos de emissão, validação e autorização das notas perante a autoridade fiscal, devem, obrigatoriamente, ser feitos com o uso de certificação digital. E o certificado digital NF-e permite que um funcionário autorizado, mesmo que ele não seja o representante legal da empresa, possa emitir documentos, como:
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
- Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e);
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
Ou seja, o certificado estará atrelado ao CNPJ, mas em nome de quem foi definido como responsável pela emissão das notas.
Quais os benefícios do certificado digital NF-e?
Agilidade na emissão das notas
O certificado digital, de maneira geral, facilita as rotinas contábeis da empresa. Manter válido um NF-e assegura que as notas serão sempre emitidas conforme a necessidade do negócio.
Segurança e confiabilidade
Uma das maiores preocupações das empresas ao migrar para o ambiente digital é a segurança das informações. O certificado digital NF-e utiliza criptografia avançada para proteger os dados, garantindo que apenas o emissor e o destinatário tenham acesso ao conteúdo da nota fiscal.
Rastreabilidade das informações
É possível manter um histórico digital das notas emitidas, facilitando a gestão de informações e até mesmo a rastreabilidade dos dados.
Como obter o certificado digital NF-e?
O processo é simples, mas que requer atenção a alguns detalhes: O mais importante é escolher uma Autoridade de Registro (AR) credenciada pela ICP-Brasil, como a Domingues e Pinho Contadores, para a emissão do certificado digital. Saiba mais aqui.
Outro ponto é definir se precisa do modelo de certificado A1 ou A3. O A1 é armazenado no computador e tem validade de um ano, enquanto o A3 é armazenado em um dispositivo físico (token ou cartão) e pode ter validade de até três anos. A opção depende das necessidades e preferências da empresa.
- Veja também: Certificado digital: entenda os diferentes tipos e saiba qual o indicado para o seu caso
Emita ou renove seu certificado digital com a DPC
Para emissão ou renovação de certificados digitais, conte com o suporte de um agente de registro para esclarecer suas dúvidas e guiá-lo no processo de aquisição. Entre em contato: certificadoradpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700/p>