Município do Rio de Janeiro prorroga vencimento da Taxa de Licenciamento Sanitário
20/04/2020ANP – Descomissionamento de instalações de exploração e de produção de petróleo e gás natural
27/04/2020OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Compensação e restituição de tributos federais: cenário de crise amplia busca por oportunidades tributárias
Por Cristiano Gonçalves
A Covid-19 já tem gerado impacto no cenário econômico brasileiro, o que tem sido respondido com medidas fiscais e trabalhistas emitidas pelo governo para auxiliar no enfrentamento da crise. Neste momento, é esperado também que o movimento de busca por oportunidades tributárias pelas empresas ganhe força.
Embora a compensação e restituição de tributos federais sejam opções já disponíveis, o momento de crise certamente ampliará o interesse sobre o tema, voltando o olhar dos contribuintes para a possibilidade de obter esses benefícios.
Ao identificar valores de tributos ou contribuições passíveis de compensação, seja por recolhimento indevido ou a maior, a empresa pode solicitar a restituição, ressarcimento, compensação ou reembolso por meio de processo administrativo junto à Receita Federal, via sistema PER/DCOMP Web.
A recuperação de valores representa alívio para o caixa. Por isso, investir na verificação dessas oportunidades é um item relevante dentro do planejamento financeiro empresarial atual.
Compensação de impostos ou contribuições
Créditos fiscais de PIS, Cofins e IPI, saldos negativos do IRPJ e da CSLL ou valores retidos na fonte a título da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins estão entre os casos em que a recuperação é possível.
A seguir, estão listados impostos e contribuições de âmbito federal que devem ser verificados:
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – multa dos 10% em demissões sem justa causa;
- INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) sobre verbas indenizatórias – nos casos de demissão sem justa causa;
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
- PIS (Programa de Integração Social).
Podem requerer a compensação de impostos ou contribuições as empresas que possuem créditos de tributos federais, com débitos da mesma natureza ou de natureza distinta. Veja exemplos a seguir:
PIS e COFINS |
compensam entre si e demais tributos federais |
IRPJ e CSLL (de empresas tributadas pelo Lucro Presumido) |
compensam entre si e demais tributos federais |
IRPJ e CSLL (de empresas tributadas pelo Lucro Real) |
compensam demais tributos federais |
IPI |
compensa entre si e demais tributos federais |
INSS |
compensa entre si e demais tributos federais* |
Compensação cruzada entre tributos federais e previdenciários
A compensação cruzada é um instrumento que permite que contribuintes que possuem créditos tributários federais passíveis de restituição, ressarcimento e compensação, possam utilizá-los imediatamente para compensar as suas contribuições previdenciárias.
Todas as empresas que já se enquadraram ao eSocial podem se beneficiar da compensação cruzada. A Instrução Normativa nº 1810 da Receita Federal regulamenta a unificação dos regimes de compensação tributária às pessoas jurídicas que utilizam o sistema.
Por meio da compensação cruzada, é permitido que as empresas que possuem créditos de natureza previdenciária, como INSS, e tributária, como PIS, Cofins, IRPJ e CSLL, entre outros, apurem as contribuições sociais devidas e compensem débitos passíveis de ressarcimento ou restituição.
De certa forma, o contribuinte não teria custo para quitar o tributo devido, pois utilizaria os créditos existentes para tal. Como o eSocial também abriu a possibilidade de liberação rápida de créditos com a compensação, não há também a necessidade de aguardar meses pela resposta ao pedido encaminhado à Receita Federal.
As empresas tributadas pelo Lucro Real, que atualmente encontram-se impossibilitadas de compensar as suas antecipações de IRPJ e CSLL e possuem créditos de saldo negativo, também podem, a partir da compensação cruzada, obter maior fôlego financeiro.
Vale destacar que só podem ser objeto desta compensação os débitos e créditos relativos ao período de apuração posterior à utilização do eSocial. Para efeitos da compensação cruzada, são utilizados os dados enviados pela empresa ao sistema DCTFWeb.
É necessário que seja traçado um planejamento para a promoção de um diagnóstico completo, levantando eventuais contribuições pagas e duplicidade com base em informações confiáveis e consistentes para confirmar o efetivo direito aos créditos.
Prazo para solicitação da restituição
O prazo para solicitar a restituição dos tributos é de cinco anos, sendo a devida correção calculada com base na taxa Selic.
O papel da revisão fiscal
A revisão fiscal cumpre o papel de assegurar que a empresa se mantenha regular perante as autoridades, ao mesmo tempo em que identifica as práticas legais mais vantajosas para o negócio.
Recorrer a essa solução é uma forma de reduzir gastos com tributos, identificar oportunidades e consequentemente, contribuir para um posicionamento mais competitivo.
Assim, é necessário promover uma análise minuciosa da situação tributária e de todos os impostos pagos, verificando se as obrigações fiscais vêm sendo cumpridas e se há a possibilidade de restituição de tributos.
A revisão fiscal normalmente confirma que as empresas se perdem diante da complexidade tributária brasileira e deixam de usufruir de forma adequada de oportunidades previstas, incluindo aí a possibilidade de compensação cruzada, algo ainda pouco explorado pela maioria dos negócios.
Esse diagnóstico deve ser feito periodicamente para melhor proveito das regras tributárias e para nortear as ações da empresa em um cenário repleto de obrigações e de sistemas para transmissão de informações aos respectivos órgãos.
A revisão pode mapear, por exemplo, o comportamento fiscal da empresa nos últimos cinco anos, prazo em que ainda é possível solicitar a recuperação retroativa de créditos referente ao período.
Conte com a DPC para identificar oportunidades de recuperação de créditos
A Domingues e Pinho Contadores é capaz de auxiliar o contribuinte a identificar e solicitar créditos tributários com a rapidez que o atual cenário de crise vem exigindo. A equipe de consultores se mantém atenta à legislação, com domínio das ferramentas fiscais e das melhores práticas de mercado.
A empresa oferece ainda o serviço de revisão fiscal, solução que promove um diagnóstico ainda mais completo e norteia o posicionamento empresarial a um horizonte tanto de curto quanto de longo prazo, mas que também dá respostas imediatas sobre os ajustes que devem ser feitos para impactar positivamente a saúde do negócio.
Veja também: Recuperação de crédito tributário: um impulso para sair da crise
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318