Conheça 7 vantagens do controle de ponto online

O controle de ponto online é uma ferramenta que facilita a gestão de pessoas, reduz custos e amplia a eficiência corporativa.

DESTAQUE

Conheça 7 vantagens do controle de ponto online


O controle de ponto online é uma ferramenta que facilita a gestão de pessoas, reduz custos e amplia a eficiência corporativa


Soluções tecnológicas se tornaram aliadas indispensáveis para a gestão de equipes, tanto no modelo de trabalho presencial quanto no teletrabalho ou home office. Entre tantos recursos disponíveis hoje, o controle de ponto online é uma ferramenta que adiciona agilidade e eficiência ao dia a dia corporativo.

Confira 7 vantagens da solução de controle de ponto online que a DPC utiliza e implanta em empresas que querem otimizar o gerenciamento de pessoas.



1. Mobilidade


O colaborador registra suas entradas e saídas de qualquer lugar, pelo navegador ou aplicativo de celular. Na batida de ponto, o serviço indica a hora, data e local em que o funcionário está por meio de recurso de geolocalização.

Esta é uma ótima solução para administrar equipes externas com eficácia.


2. Autonomia


O colaborador tem acesso as suas informações de cumprimento de jornada. Sempre que precisar, pode abrir o sistema para consultar o espelho de ponto, o saldo mensal de horas ou o total do banco.


3. Redução de custos


Com o controle de ponto online, a empresa elimina os gastos com a manutenção de relógios mecânicos. Além disso, esse equipamento obsoleto dificulta que o funcionário e o gestor acompanhem o histórico mensal.

Vale lembrar, por exemplo, que horas extras estão entre as principais causas de ações na justiça trabalhista. Dessa forma, coibir eventuais excessos, logo que eles ocorrem é uma forma de evitar problemas e desembolsos futuros.

Contar com um sistema de controle de ponto moderno traz ótima relação custo-benefício.


4. Maior transparência no processo de marcação de ponto


Com o controle online, o colaborador pode acessar seu espelho de ponto e conferir todos os seus dados em tempo real.

Logo que registra a batida, por exemplo, o horário já fica instantaneamente disponível no portal. O gestor também pode fazer esse monitoramento de forma eficiente.

Isso contribui para que se estabeleça uma relação mais transparente entre as partes.


5. Controle gerencial


O gestor acessa no computador ou celular um painel com as informações dos registros, de modo que possa identificar colaboradores com horas a mais, atrasos ou faltas. Isso facilita a visão do todo, permitindo melhor programação das demandas da equipe.


6. Integração com a folha de pagamento


O controle de jornada também cumpre o papel de apontar a necessidade de descontos ou adições de horas extras na folha de pagamento. Com a integração destes processos, riscos são mitigados, contribuindo para a eficiência operacional da rotina de departamento pessoal.


7. Otimização da gestão de pessoas


Com essa ferramenta, a área de gestão de pessoas fica mais disponível para focar na aquisição e retenção de talentos, bem como para auxiliar a empresa em suas demandas mais estratégicas.


Controle de ponto online: o que diz legislação trabalhista?


As vantagens são muito claras, mas uma dúvida que pode surgir é: o controle de ponto online está em linha com a legislação trabalhista?

Sim. Essa solução pode ser adotada, desde que observada a legislação de referência.

Recém-publicada, a Portaria/MTP nº 671, de 8 de novembro de 2021, trouxe regras mais específicas sobre o controle de jornada eletrônico, em substituição à Portaria MTE nº 373/2011.

A norma define, entre outros pontos, que o sistema utilizado deve registrar fielmente as marcações, não sendo permitidas ações, como:

  • restrições de horário à marcação do ponto;
  • marcação automática do ponto;
  • exigência, por parte do sistema, de autorização prévia para marcação de sobrejornada;
  • existência de dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado.

Suporte especializado para controle de ponto


A DPC conta com uma equipe de suporte à implantação de sistemas que auxilia empresas na adoção da ferramenta de controle de ponto online integrada à folha de pagamento.

Implementar essa solução com o apoio dos especialistas da DPC garante à empresa o uso de um recurso tecnológico prático e moderno, bem como a segurança de atuar em conformidade com legislação trabalhista.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista