RH estratégico para recrutar, desenvolver e reter talentos em linha com a organização
25/09/2020O cliente no centro do negócio: DPC implanta área de Customer Care para melhoria da experiência do cliente
28/09/2020OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Consultoria em gestão empresarial mostra seu valor na pandemia
Análise integrada das áreas contábil, fiscal, trabalhista e financeira aponta caminhos e oportunidades
Por Luiz Flávio Cordeiro
Em um cenário cada vez mais desafiador, torna-se imperativo buscar novos caminhos para os negócios, acompanhando a evolução do mercado e as demandas que surgem com essas mudanças.
Se o ritmo de transformações já era intenso, a pandemia chegou impondo outras necessidades e acelerando processos. A inesperada crise desencadeada pelo coronavírus levou empresas a repensar processos de fusões e aquisições, a suspender investimentos, buscar formas de reduzir custos e gerar receita em outras áreas.
A partir de uma análise completa do negócio, de seu nível de maturidade e objetivos de curto, médio e longo prazo, a consultoria em gestão empresarial se posiciona como a parceria ideal na definição de caminhos que levam à eficiência e ajudam a enxergar novas oportunidades.
Soluções estratégicas para questões estratégicas
Essa análise parte de um olhar global dos indicadores que retratam a saúde da empresa e as metas corporativas a fim de definir formas mais adequadas para gerir as receitas e despesas, lidar com estratégias e planejar novas iniciativas e projetos.
Na Domingues e Pinho Contadores, uma das práticas que tem contribuído para que soluções mais estratégicas sejam oferecidas ao cliente é o trabalho de Customer Care. Essa área estabelece uma relação de maior proximidade com o cliente, partindo da premissa de que ele está no centro do negócio e que todas as ações devem se voltar para gerar melhorias que o impactem.
Isso significa entender os desafios que o cliente vive, o estágio de seu negócio, seus fatores críticos, demandas e expectativas. A atuação de Costumer Care ocorre de maneira conjunta com as demais áreas de atendimento para que as soluções de consultoria sejam pensadas de forma integrada.
Essa postura consultiva coloca a DPC mais próxima dos seus clientes, como um parceiro estratégico e proativo que auxilia na tomada de decisão e no alcance de melhores resultados.
Na prática, a consultoria em gestão empresarial contribui para:
- Apoiar a compreensão dos números do negócio;
- Diagnosticar pontos críticos e oportunidades de melhoria;
- Promover análise tributária que leve em conta as especificidades do segmento de atuação e as metas da empresa;
- Alinhar a gestão financeira e contábil aos objetivos estratégicos;
- Identificar riscos preventivamente e atuar para minimizá-los;
- Levantar informações e indicadores para compor relatórios que apoiem processos decisórios.
A atuação consultiva da DPC oferece elementos que representam oportunidades de otimizar as finanças ou dados que vão compor o embasamento para suas decisões estratégicas.
Em uma consultoria pontual, por exemplo, créditos fiscais foram identificados no balancete de empresa do setor de infraestrutura. Após conduzir a pesquisa junto à Receita Federal para avaliar a viabilidade do processo de recuperação de créditos tributários, chegou-se ao resultado de que R$ 8 milhões eram passíveis de recuperação.
Em outra empresa do ramo de serviços, a DPC atua participando da elaboração do orçamento anual com base nas projeções e expectativas do cliente. É feito, então, o acompanhamento mensal junto ao time de executivos da companhia, auxiliando na identificação antecipada de riscos e na análise financeira para verificar a viabilidade do projeto.
Benefícios da consultoria em gestão empresarial
Esse trabalho consultivo integrado se baseia em um modelo de atuação que eleva os patamares de entrega de valor, a partir do entendimento da realidade do cliente e dos objetivos que ele deseja alcançar. Alguns benefícios são:
Redução de custos
Quando dados e indicadores confiáveis traduzem a situação do negócio, fica mais claro identificar onde há possibilidade de enxugar gastos. Entre as medidas que levam a oportunidades, estão:
- Acompanhamento e análise orçamentária;
- Revisão da folha (enquadramento previdenciário, alíquotas);
- Revisão fiscal e análise tributária.
Mitigação de riscos
Um diagnóstico do negócio é essencial para definir as ações necessárias para mitigar riscos de autuações e multas em âmbito contábil, fiscal, trabalhista e previdenciário.
Apoio para tomada de decisão
Indo além da conformidade, a consultoria entrega ao cliente análises capazes de ampliar a inteligência do negócio. Olhados de forma estratégica, considerando o contexto e cenários possíveis, os dados amparam a tomada de decisões mais assertivas.
Em processos de aquisição ou fusão, essa visão integrada da gestão do negócio é essencial, pois as informações revelam a situação financeira, fiscal e trabalhista da empresa que é objeto do levantamento, compondo a avaliação de viabilidade da concretização da operação planejada.
Alívio no caixa
Em tempos de crise, iniciativas legais que representem alívio financeiro são muito bem-vindas. Uma análise técnica especializada ajuda na comprovação de situações que possam levar à recuperação de créditos tributários.
Esse trabalho promove um levantamento do saldo de tributos que tenham sido recolhidos ou pagos indevidamente. Quando tal situação se confirma e o processo é finalizado, a empresa contribuinte pode se beneficiar dos créditos a que tem direito.
Apoio consultivo para o negócio avançar
A Domingues e Pinho Contadores atua com forte viés consultivo, voltada a entregar soluções integradas de alto nível e valor para seus clientes. O time de especialistas da DPC assessora empresas nacionais e multinacionais em serviços contábeis, fiscais e trabalhistas, apoiando esses negócios a alcançarem novos patamares de competitividade.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318