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Contracheque digital: tecnologia adiciona mais eficiência à gestão de pessoal
Em tempos em que as relações de trabalho estão ganhando novos contornos, com o home office e novas formas de gerenciar equipes, dar mais autonomia para os colaboradores gerirem suas próprias informações é uma prática que vem ganhando espaço.
Neste sentido, as empresas estão, cada vez mais, buscando soluções digitais que, além disso, vão contribuir para facilitar e adicionar eficiência à gestão de times à distância.
Um exemplo é o contracheque digital, que traz agilidade ao dia a dia. Essa é uma das funcionalidades de uma plataforma disponibilizada pela DPC aos clientes. Leve e de fácil utilização, essa ferramenta possibilita o acesso a diversas rotinas de departamento pessoal direto no navegador ou aplicativo, garantindo mobilidade .
O uso do app pelo celular dá ao colaborador a comodidade de acessar suas informações de onde estiver, enquanto líderes mantém uma visão gerencial das equipes na palma da mão.
Para Ana Virgínia Salgado, assessora especial de Recursos Humanos da Pré-Sal Petróleo (PPSA), no primeiro mês de uso, já foi possível perceber ganhos com a implantação do contracheque digital.
Ela avalia que, diante do contexto da pandemia, o recurso tem sido um facilitador, pois em home office, não é possível que todos tenham acesso ao documento físico.
“O contracheque on-line agilizou a informação do pagamento e do documento para o empregado, pois todos têm acesso ao comprovante na data do pagamento. Com o documento físico, isso nem sempre era possível, uma vez que temos profissionais atuando fora do Rio de Janeiro”, destacou.
A ferramenta torna possível o acesso ao contracheque em qualquer dia e horário, por meio do computador ou app, logo que o pagamento é processado. O colaborador pode fazer a consulta de todos os comprovantes do ano e, se desejar, o download do pdf de cada documento.
Esse processo contribui ainda para a otimização das tarefas de departamento pessoal, liberando a equipe dessa área interna da atribuição de entrega de contracheques.
A Domingues e Pinho Contadores foi contratada por meio de pregão eletrônico para processar a folha de pagamento e emitir os comprovantes salariais da PPSA. Também fez parte do escopo a implantação do sistema que disponibiliza o contracheque digital e a orientação para operação.
Segurança da informação
O uso do contracheque online traz uma vantagem em relação ao modelo impresso: a segurança dos dados do empregado. Em meio digital, apenas o gestor e o funcionário acessam a funcionalidade por meio de senhas, além de utilizar o certificado SSL (Secure Sockets Layer), que é utilizado para proteger informações dos usuários que navegam no seu website, impedindo que sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas durante a transferência dos dados até o servidor que hospeda a aplicação.
O contracheque impresso, por sua vez, acaba ficando mais exposto indevidamente a terceiros.
Contracheque online: o que diz a legislação
A substituição do contracheque impresso, entregue a partir da assinatura de um recibo pelo empregado, pela versão digital é permitida? A legislação brasileira não trata essa questão de forma específica.
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) traz o seguinte:
“Art.464: O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.
Parágrafo único. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.528, de 10.12.1997)”.
Assim, quando o pagamento do salário do trabalhador é feito via depósito bancário, basta a comprovação dessa transação como recibo, não sendo necessária assinatura do empregado como prova adicional de recebimento.
É recomendável, no entanto, que a forma de apresentação do contracheque seja acordada entre empregador e empregado. Também é necessário analisar se a convenção coletiva da categoria traz alguma particularidade sobre o tópico.
Outras funcionalidades para otimizar a gestão
Por meio da frente DPC + digital, a Domingues e Pinho Contadores tem direcionado esforços para levar inovação e tecnologia aos clientes, contribuindo para que os negócios se tornem mais ágeis e eficientes.
Com este mesmo propósito, outros recursos oferecidos pelo navegador ou app são: registro de ponto eletrônico por geolocalização, pedidos de férias via sistema, perfil e histórico do colaborador na empresa organizados em ambiente digital. Isso possibilita que o gestor tenha uma visão geral da sua equipe, conferindo mais dinamismo ao exercício da tarefa, enquanto os colaboradores também têm acesso facilitado a processos e informações de seu interesse.
Veja também: Tecnologia na gestão de pessoas: mais mobilidade e flexibilidade para empresas e times
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