Receita Federal prorroga o prazo final para entrega da ECF
19/07/2021GBrasil – Nova Lei do Gás: oportunidades e desafios para os negócios do setor
23/07/2021OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Crescimento do negócio: processos estratégicos para estruturar novos passos da empresa
Fase de crescimento do negócio envolve o desenho de estratégias e soluções que darão apoio a esse importante passo
Por Luciana Uchôa
A abertura do mercado de gás natural, desinvestimentos no setor de petróleo, os leilões no segmento de energia, o anúncio de privatizações, dentre outros, atraem para o Brasil o olhar atento de investidores estrangeiros, colocando novamente o país na rota do fluxo de recursos internacionais.
Em 2019, o Brasil ocupava a quarta posição entre os principais destinos de investimentos estrangeiros no mundo, segundo dados do Monitor de Tendências de Investimentos Globais das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês).
Já em 2020, sob os efeitos da pandemia, o Brasil caiu para a 11ª posição nesse ranking. Vale destacar que uma grande retração foi registrada no mundo todo, tendo o Investimento Direto Estrangeiro sofrido queda global de 35%.
Os investidores que desejam se estabelecer por aqui devem ter um bom planejamento, além de levar em conta todos as etapas necessárias à fase de abertura, processos que devem ser apoiados por parceiros estratégicos em âmbito financeiro, contábil, tributário e jurídico.
O ambiente de novas oportunidades de mercado e outras recentes medidas, entre elas a Medida Provisória da liberdade econômica, o marco do saneamento básico, a lei de falências, a lei de licitações, o marco das startups trazem a expectativa de avanços. Por sua vez, negócios já estabelecidos e que desejam crescer em meio a esse cenário também ganham confiança para dar passos mais firmes.
Crescimento do negócio: o que considerar
Para buscar o crescimento ou a expansão empresarial, mesmo em um negócio consolidado, é necessário considerar se está pronto para esse processo.
Assim, é fundamental conhecer a concreta situação da organização, sua posição no mercado, seus pontos fortes e fracos e as tendências do seu mercado de atuação.
Além de avaliar se é o momento de um novo investimento, esse movimento só faz sentido se contribuir para alcançar os desejados patamares de lucratividade, o que será demonstrado por um completo planejamento de investimentos.
O objetivo a ser alcançado deve estar claro, pois é o que vai guiar as ações. É preciso considerar as particularidades de cada negócio.
Nessa fase, contar com suporte especializado para avaliar viabilidade financeira, os custos envolvidos, a busca de eventuais fontes de financiamento também se mostra imprescindível.
Caminhos para o crescimento do negócio
O crescimento do negócio não necessariamente está relacionado de forma direta à aquisição de uma nova empresa, ao aumento do porte ou do número de empregados. A expansão pode estar associada à diversificação de produtos e serviços, abertura de filiais, conquista de novos mercados, captação de recursos, entre outras estratégias.
A seguir, estão listados processos e soluções que podem ser implementados para apoiar um negócio em seus planos de desenvolvimento:
Planejamento tributário
O desempenho fiscal de uma empresa tem o potencial de abrir caminho para oportunidades. Assim, é sempre importante revisitar o planejamento tributário, de modo a compreender se a empresa está fazendo, naquele momento, as escolhas que lhe aproximam de seus objetivos e lhe conferem maior competitividade.
Isso envolve a análise de todos os tributos que recaem sobre o negócio, do regime tributário, da margem de lucratividade e das previsões de faturamento. Esse levantamento vai mostrar escolhas acertadas e/ou a necessidade de corrigir a rota.
Fusões e aquisições (M&A)
Em junho de 2021, o mercado brasileiro de fusões e aquisições registrou crescimento de 113,7% no volume em relação ao mesmo mês do ano anterior (Fonte: Portal de Fusões e Aquisições). Além disso, há a expectativa de que a atividade de M&A feche este ano com crescimento aproximado de 25%.
As fusões e aquisições, claro, só são concretizadas após a avaliação dos riscos desses novos negócios. Essas operações devem ser antecedidas por um processo de due diligence, que apresenta um diagnóstico preciso e necessário para a aquisição de empresas.
IPO – Oferta Pública Inicial
Abrir o capital é uma solução cada vez mais considerada entre negócios que planejam atingir novos patamares de crescimento. Esse é mais um recurso que a empresa pode lançar mão para dar suporte aos seus planos de desenvolvimento.
Ao partir para um IPO (termo em inglês para Initial Public Offering), a empresa deve estar cumprindo uma série de requisitos legais e regulatórios, inclusive os exigidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Desse modo, a fase preparatória para um IPO inclui diversas etapas, e uma organização que deve contar com o apoio de diferentes especialistas para apoiá-la nas análises internas e de mercado.
Veja também: A hora e a vez dos IPOs: como preparar a empresa para a abertura de capital.
Regularidade fiscal
Para explorar oportunidades de crescimento, seja por meio de licitações, leilões ou processos de abertura de capital, uma empresa precisa comprovar a sua integridade e regularidade fiscal. Isso significa que o negócio deve estar regular perante a legislação tributária federal, estadual, municipal e seguridade social.
Atestar a regularidade fiscal minimiza riscos operacionais e proceder com uma verificação nesse sentido deixa o negócio apto à expansão.
Veja também: Certidões Negativas de Débitos: por que manter em dia?
Apoio a negócios em jornada de crescimento
A Domingues e Pinho Contadores possui um portfólio extenso de soluções em âmbito contábil, tributário e paralegal para dar suporte a seus clientes.
O time de especialistas da DPC está pronto para assessorar negócios em suas jornadas de crescimento, desenvolvendo atividades de planejamento tributário, due diligence contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, além de apoio a processos de abertura de capital, M&A e ações voltadas à regularidade fiscal.
Autora: Luciana Uchôa, sócia na Domingues e Pinho Contadores.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318