DCTFWeb Anual deve ser entregue até 20 de dezembro

Referente aos valores pagos aos trabalhadores a título de 13º salário, a DCTFWeb Anual tem sua data-limite em 20 de dezembro.

ARTIGO

DCTFWeb Anual deve ser entregue até 20 de dezembro




Os contribuintes devem estar atentos à proximidade do prazo de entrega da DCTFWeb Anual. A data-limite para transmissão dessa versão da declaração, relativa aos valores pagos aos trabalhadores a título de 13º salário, é 20 de dezembro.

Por meio da DCTFWeb Anual são declaradas as contribuições previdenciárias incidentes sobre a Gratificação Natalina. A declaração é gerada a partir do envio do eSocial referente ao pagamento do 13º salário. Essa categoria de declaração não recebe informações da EFD-Reinf, como ocorre com a DCTFWeb Mensal, por exemplo.

Assim, com a transmissão do eSocial relativo ao 13º salário do ano 2021, a DCTFWeb Anual de 2021 será automaticamente criada, na situação “em andamento”. É necessário editar a declaração para alterar as informações relativas aos créditos vinculáveis, ou efetuar a sua transmissão. Após a entrega, fica habilitada a emissão do documento de arrecadação.

Leia também: Novos grupos passam a ser obrigados ao envio da DCTFWeb a partir de outubro/2021


Declarações sem movimento


A DCTFWeb Anual só deve ser transmitida quando houver valores a declarar. Não há necessidade de envio de declaração sem movimento, com ausência de fato gerador.


Penalidades


Não transmitir essa obrigação anual dentro do prazo sujeita a empresa a penalidades. O valor da multa corresponde a 2% ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o montante das contribuições informado na DCTFWeb, ainda que integralmente pago, limitado a 20%, e observado o valor da multa mínima.

A multa mínima a ser aplicada na hipótese de atraso na entrega da declaração será de R$ 200, em se tratando de omissão de declaração sem ocorrência de fatos geradores, e de R$ 500 nos demais casos.


Suporte especializado


A DPC oferece suporte a empresas e pessoas físicas para cumprimento de todo o rol de obrigações fiscais, de modo a garantir a conformidade do contribuinte na esfera tributária. Entre em contato: dpc@dpc.com.br.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista