Riscos psicossociais: sua empresa está preparada para essa nova exigência?
19/03/2025ECD 2025: prazo, obrigatoriedade e como assegurar eficiência na entrega
24/03/2025DESTAQUE
Deixar o certificado digital com o contador é uma prática segura?
Entenda quais são as precauções fundamentais para garantir a proteção das suas informações
Muita gente já sabe que o certificado digital é uma ferramenta essencial para a realização de operações em ambiente online. Mas, uma pergunta que pode surgir é: devo confiar o certificado digital ao meu contador?
Vale dizer que, por recomendação, um certificado digital deve ficar em posse exclusiva de seu proprietário. No entanto, a prática mostra que deixá-lo sob a responsabilidade do contador é algo bastante usual.
Isso certamente ocorre porque que esse tipo de dispositivo, utilizado para comprovar a identidade de uma pessoa ou empresa, é necessário para realizar diversas operações fiscais e administrativas com segurança, entre elas:
- Envio de obrigações acessórias: declarações como EFD-Reinf, DCTFWeb, eSocial, EFD-Contribuições, ECD, ECF, EFD-ICMS/IPI e outras exigem assinatura digital para serem transmitidas.
Veja também: Certificado digital: entenda como facilita e quando é obrigatório na declaração de Imposto de Renda
- Emissão de notas fiscais: se a empresa emite NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) ou NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), o certificado digital é necessário para validar e assinar digitalmente os documentos.
- Acesso a sistemas públicos: acessar alguns ambientes de sistemas como e-CAC, Conectividade Social, entre outros, para consultar informações fiscais e previdenciárias também exige validação por meio de certificado.
Ou seja, nesse cenário informatizado, o certificado digital é exigido para assinar documentos digitalmente, validar a entrega de declarações, acessar serviços públicos nas esferas federal, estadual e municipal, entre outros procedimentos.
E, muito provavelmente, está a cargo de um contador a elaboração e transmissão de declarações como essas e a execução das outras tarefas mencionadas. Por essa razão, deixar o certificado digital em posse do parceiro contábil é tão comum. Afinal, isso agiliza processos e facilita a rotina de ambas as partes.
Quando é seguro deixar o certificado com o contador?
Deixar o certificado digital com o contador é seguro, desde que algumas precauções sejam tomadas. É imprescindível recorrer a um profissional qualificado, de confiança e que tenha um histórico de ética no mercado.
Quando esse cuidado é tomado, a utilização do certificado digital pelo parceiro é uma solução prática e eficiente para o cumprimento das obrigações fiscais de empresas e indivíduos.
Podem ser precauções adicionais:
✅ Contrato de uso: estabeleça formalmente as regras para o uso do certificado.
✅Monitoramento dos acessos: verifique periodicamente se há movimentações incomuns.
Soluções em contabilidade e certificação digital
A DPC oferece serviços contábeis completos e também atua na emissão e renovação de certificado digital. Com as nossas soluções, você tem tranquilidade e proteção, evitando riscos de uso indevido e garantindo que suas obrigações fiscais sejam cumpridas de forma ágil e segura. Conte com esse suporte: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700