Demonstrações contábeis: dados confiáveis para a tomada de decisões acertadas

Demonstrações contábeis são importantes recursos para mapear a evolução das finanças e a situação fiscal dos negócios.

09/10/2019

DESTAQUE

Demonstrações contábeis: dados confiáveis para a tomada de decisões acertadas


Quem ainda vê a contabilidade como uma simples tarefa operacional e rotineira pode estar perdendo a oportunidade de ter uma visão mais clara do próprio negócio. A devida atenção à área leva a resultados mais confiáveis, diminuindo a exposição a riscos e favorecendo a tomada de decisões acertadas.

A integridade dos dados é fundamental não só para a avaliação do quadro financeiro da empresa, mas também para que seja possível traçar projeções para o futuro. Aí entram as demonstrações contábeis, importantes recursos para mapear a evolução das finanças e a situação fiscal dos negócios.

As demonstrações contábeis variam conforme o porte, negócio ou tipo de sociedade. Outros levantamentos, por sua vez, cumprem o papel de manter a organização da área contábil, mas sem o peso da obrigatoriedade.

Normalmente, as empresas utilizam essas ferramentas de forma conjunta e complementar para um diagnóstico preciso da realidade empresarial. Pequenas e médias empresas (PMEs), por exemplo, estão obrigadas à emissão de demonstrativos conforme norma NBC TG 100. Veja os documentos aplicáveis a esse caso:




Balanço patrimonial


O balanço patrimonial está entre as principais demonstrações contábeis obrigatórias. Seu objetivo é apresentar a posição contábil, financeira e econômica de um período, normalmente um ano, dando conhecimento sobre ativos, passivos e patrimônio líquido.

Esse documento leva em conta tanto os termos qualitativos quanto os quantitativos. Contas a pagar, recebíveis, créditos, bens duráveis e dívidas são alguns dos dados explorados.

Assim, é possível visualizar o posicionamento em relação aos bens, que são insumos necessários para a gestão do negócio. O levantamento torna mais claras questões como a capacidade de lucratividade e endividamento, apontando ainda se o momento é propício para novos investimentos.

Neste sentido, o balanço também é uma ferramenta analisada por instituições financeiras na hora de conceder linhas de financiamento às empresas declarantes.


Demonstração de resultados do exercício – DRE


A demonstração de resultados do exercício (DRE) serve para detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa. Obrigatórias, as DREs devem ser elaboradas anualmente para fins legais de divulgação. No entanto, muitas empresas adotam a sua elaboração mensal para fins administrativos e financeiros.

Essa demonstração deve apresentar:

  • receita bruta/líquida das vendas e serviços
  • despesas totais
  • resultados antes do imposto de renda e com imposto de renda
  • lucros ou prejuízos operacionais e líquidos

O acompanhamento mensal por meio da DRE leva à identificação de problemas recorrentes, permitindo que a empresa busque as soluções mais adequadas.


Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL)


A demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) dá destaque às alterações ocorridas no patrimônio da empresa, sendo um documento complementar ao balanço patrimonial.

Tem por finalidade apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa. Entre as principais alterações, podem ser citadas a destinação dos resultados do período, integralização do capital e o aumento ou a diminuição das reservas da empresa.


Demonstração do fluxo de caixa (DFC)


A demonstração do fluxo de caixa (DFC) permite a análise e o gerenciamento das entradas e saídas de dinheiro. O relatório aborda as atividades operacionais, investimentos e financiamentos.

Esse levantamento auxilia na análise da capacidade de um negócio gerar caixa e equivalentes de caixa por meio de pagamentos e recebimentos, dentro de um período definido.

A DFC deve explicar a origem dos recursos de uma empresa e sua aplicação em favor da organização.


Notas explicativas (NEs)


As notas explicativas (NEs) complementam as demais demonstrações contábeis, de forma a garantir melhor compreensão dos resultados. Em geral, são utilizadas para descrição dos critérios de avaliação, detalhamento das práticas contábeis adotadas, ajustes, entre outras informações, cumprindo o papel de esclarecer os termos das análises.

As NEs passaram a ser mais amplamente usadas com a chegada das Normas Internacionais de Contabilidade, as IFRS (International Financial Reporting Standards), de modo a contribuir para a transparência dos critérios empregados na elaboração dos demais demonstrativos.


Balancete


Diferentemente das demonstrações acima, o balancete não tem caráter obrigatório, mas é útil por garantir a integridade das contas e demonstrar a capacidade da empresa em arcar com seus compromissos. É também um apoio para identificar saldos em desacordo, omissão ou duplicidade de lançamentos, entre outros possíveis erros.

Este é um relatório que traz os saldos analíticos de todas as contas patrimoniais e de resultados. Utilizado para avaliação do estado financeiro em um recorte de tempo determinado, tem o objetivo também de monitorar a evolução das receitas e despesas.

Os dados do balancete também podem servir de base para compor relatórios como o balanço patrimonial.


Contabilidade estratégica


A elaboração e a análise das demonstrações contábeis, somadas a outras tarefas como fluxo de caixa, fazem parte da rotina contábil.

É justamente em meio a essas atividades que estão os números do negócio. Dados contábeis corretos é que vão revelar gargalos e oportunidades.

Abastecer-se de informações consistentes ajuda no planejamento das despesas, na preparação para imprevistos e nas projeções de lucratividade e crescimento.

Dados contábeis íntegros têm papel fundamental na escolha do regime tributário mais adequado, já que os enquadramentos são realizados com base nas receitas, despesas e outros dados contábeis.


Assessoria contábil para dados sempre precisos


O empreendedor deve recorrer a uma assessoria para ter sempre em mãos dados precisos. A Contabilidade, enquanto mecanismo vital, não pode ser negligenciada, e acompanhar as constantes mudanças na legislação tributária brasileira e a publicação de novas normas locais e internacionais de contabilidade não é tarefa fácil.

A Domingues e Pinho Contadores auxilia empresas de médio e grande porte, seja elaborando demonstrações contábeis para atender à legislação vigente, como promovendo acompanhamento especializado, com relatórios e demonstrativos customizados, fundamentais para a gestão e tomada de decisão.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português