Descubra como melhorar a eficiência dos processos financeiros

BPO Financeiro apresenta abordagem multidisciplinar e indicadores-chave para o negócio.

23/12/2020

DPC NA MÍDIA





PALAVRA DO ESPECIALISTA

Descubra como melhorar a eficiência dos processos financeiros


BPO Financeiro apresenta abordagem multidisciplinar e indicadores-chave para o negócio


Fernanda Bilbáo*


Em um cenário como o atual, em que todos estão imersos em incertezas econômicas e dúvidas acerca dos ainda possíveis desdobramentos da pandemia, as empresas enfrentam pressões para otimização de processos e custos. A organização financeira e a capacidade de análise de oportunidades, mais do que nunca, representam diferencias competitivos.

Dados do Ministério da Economia mostram que no segundo quadrimestre de 2020 foram abertas 1.114.233 empresas, enquanto 331.569 fecharam. Inúmeros são os motivos para o encerramento, seja pelos impactos da pandemia ou por questões gerenciais. Neste contexto, o BPO - Business Process Outsourcing pode ser um importante suporte para os negócios ao propor um olhar especializado sobre as finanças.


Implementando melhorias na gestão financeira


Algo comum e que ocorre em empresas de variados portes é a falta de organização da rotina financeira. Muitas desconhecem práticas essenciais para a dinâmica da área, o que afeta o controle dos prazos, as programações, as projeções e, de modo geral, o desempenho das finanças.


A seguir, estão listados alguns processos em que normalmente é possível implementar melhorias a partir da atuação de BPO.


Controle de fluxo de caixa da empresa e de projetos

É fundamental mapear entradas e saídas para compreensão da origem e destino dos recursos e dos prazos que devem ser atendidos para evitar multas e juros. Essa análise pode levar à identificação de despesas a serem eliminadas, apontar a existência de saldo a ser destinado para investimentos ou indicar a necessidade de aprimorar o planejamento.


Relatório de aging

Como este relatório lista o que cada cliente tem a pagar ou o que deve ser quitado junto a cada fornecedor, fica mais fácil acompanhar todos os prazos e, consequentemente, otimizar os controles e aprimorar o planejamento.


Acompanhamento das operações bancárias

Dispor de informações precisas é um fator primordial na avaliação do quadro financeiro. Os ativos líquidos precisam ser acompanhados para que se possa arcar com compromissos mais imediatos ou destinar recursos para aplicações.


Atuação multidisciplinar

Profissionais das áreas financeira, contábil e fiscal atuam de forma integrada, sendo colocados à disposição do cliente para orientar a gestão nesses aspectos, alinhando todas as práticas aos objetivos do negócio.


Gestão de indicadores

A avaliação dos resultados deve ser medida por indicadores definidos conforme as estratégias de cada negócio, que reflitam a realidade e auxiliem a tomada de decisão. Neste sentido, os reportes financeiros são importantes para abastecer a empresa de informações confiáveis que irão contribuir para reafirmar posturas ou mudar rumos.


Por que considerar o BPO financeiro?

A rotina de controle financeiro exige conhecimento específico e consome excessivas horas da equipe interna. É aí que a terceirização dos processos de negócios se apresenta como uma boa opção para empresas interessadas em contar com o apoio especializado para aumentar a eficiência operacional e otimizar custos.

Ao iniciar o BPO, o parceiro especializado deve propor um completo diagnóstico para a identificação de necessidades da prestação de serviço, de eventuais falhas no processo e de gargalos que possam estar comprometendo o desempenho. A partir desse mapeamento, a equipe que atua no BPO elabora um planejamento para indicar práticas que levem o cliente a ganhar em eficiência.


* Fernanda Bilbáo é Sócia e Gerente de Gestão Financeira na Domingues e Pinho Contadores, representante do GBrasil nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português