Diretora da DPC participa de painel sobre os desafios da Contabilidade em evento no Senac RJ

Luciana Uchôa debateu ao lado de Samir Nehme, vice-presidente do CRC-RJ, e Renato Mansur, presidente do SESCON RJ, questões sobre o uso de tecnologia para atividades operacionais e a importância de ter profissionais com pensamento estratégico no mercado.

27/05/2019

DESTAQUE

Diretora da DPC participa de painel sobre os desafios da Contabilidade em evento no Senac RJ

Luciana Uchôa debateu ao lado de Samir Nehme, vice-presidente do CRC-RJ, e Renato Mansur, presidente do SESCON RJ, questões sobre o uso de tecnologia para atividades operacionais e a importância de ter profissionais com pensamento estratégico no mercado.


Acompanhar as evoluções tecnológicas não é uma tarefa fácil para profissionais cujo trabalho envolve questões complexas, como na área de Contabilidade. Para fazer face às constantes mudanças na legislação, a tecnologia é uma grande aliada na rotina diária, abrindo espaço para que esses profissionais possam seguir em análises que agreguem valor aos negócios dos clientes.




Mas, qual é o impacto disso nos escritórios e empresas do ramo? A discussão sobre o tema foi promovida pelo Senac RJ na última quinta-feira, 23 de maio, e a diretora da Domingues e Pinho Contadores Luciana Uchôa esteve presente no debate ao lado de Samir Nehme, vice-presidente do CRC-RJ, e Renato Mansur, presidente do SESCON RJ.


“Estas profissões podem acabar até 2030”

Com base em uma matéria da revista Exame, o debate foi iniciado com uma polêmica: contadores e auditores estão fadados a deixar de existir? Segundo a matéria, há dois movimentos que podem impactar esses profissionais: a digitalização dos processos e o uso de blockchain. “A evolução da tecnologia não é uma surpresa para a DPC. Nosso propósito sempre foi ter um atendimento diferenciado, por isso, há investimento constantes em tecnologia para trabalhos operacionais e foco em treinamento para capacitar os colaboradores a serem consultores”, disse Luciana Uchôa.

No decorrer do debate, a questão da tecnologia no ambiente contábil e o aperfeiçoamento profissional continuaram em pauta. A diretora da DPC fez uma observação desmistificando um possível duelo entre robôs e pessoas. “A tecnologia substitui a captura, tratamento e transmissão de dados, mas não a análise deles. O que vai ficar é o trabalho intelectual e o contador toma uma posição de consultor parceiro na discussão. A atividade da Contabilidade é indispensável em qualquer empresa e ela deve ser pensada de maneira estratégica. Por isso, os profissionais devem estar cada vez mais próximos de seus clientes”, apontou a diretora.

Educação continuada também foi tema do painel. Os convidados debateram sobre a necessidade de atualização dos profissionais a fim de não cair na obsolescência. “É importante buscar atualização técnica, mas é fundamental entender o mercado e as necessidades dos clientes. Esse é o diferencial”, explicou a representante da DPC.

O painel “Os Desafios do Profissional de Contabilidade no Mundo 4.0” atraiu profissionais do ramo, empresários e estudantes que lotaram o auditório da Faculdade Senac RJ, localizada no Centro do Rio de Janeiro. “É gratificante ver o brilho nos olhos dos participantes quando apontamos tantas direções positivas para a carreira. A Domingues e Pinho Contadores é referência no mercado e um evento como esse, que atrai um público jovem e mescla com especialistas, é uma grande oportunidade de compartilhar a nossa experiência. Afinal, ter profissionais bem preparados no mercado, com visão de negócio, é bom para todo mundo”, finalizou a diretora.

Como a DPC pode lhe ajudar?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para lhe assessorar.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português