Divulgadas alterações no prazo de envio de informações sobre eventos no eSocial

Durante o período de implantação do eSocial, o prazo de envio dos eventos que vencem no dia 07 do mês seguinte ao da competência informada será dilatado, passado para o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao de referência do evento.

10/06/2019

ARTIGO

Divulgadas alterações no prazo de envio de informações sobre eventos no eSocial


Foi publicada a Nota Orientativa nº 18/2019, que altera os prazos de envio de eventos ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Através desta nota, ficou determinado que durante o período de implantação do eSocial, o prazo de envio dos eventos que vencem no dia 07 (sete) do mês seguinte ao da competência informada será dilatado, passado para o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao de referência do evento.

Esta mudança se inicia na competência maio/2019, cujo vencimento passará para o dia 15/06/2019.

A nota esclarece que o período de implantação, para fins da alteração do prazo é composto das competências nas quais o empregador/contribuinte já está obrigado ao envio de informações pelo eSocial, porém ainda não houve a substituição da GFIP como forma de recolhimento do FGTS. Tão logo o recolhimento do FGTS se faça pela nova guia GRFGTS, o prazo retornará ao dia 7.

Além disso, cabe ressaltar que os prazos de recolhimento dos tributos e FGTS continuam inalterados, cabendo as empresas permanecem atentas a isto durante o período de transição.

Atenção: Os prazos diferenciados definidos pelo Manual de Orientação do eSocial - MOS, permanecem válidos.

Como a DPC pode lhe ajudar?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para lhe assessorar.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português