Observatório Social chega ao Rio de Janeiro
05/09/2017Rio de Janeiro passa a contar com Observatório Social
08/09/2017DESTAQUES
DPC realiza workshop para esclarecer dúvidas sobre nova legislação
Evento realizado pela Domingues e Pinho Contadores em conjunto com a Tocantins Advogados abordou principais pontos da lei que entrará em vigor a partir de novembro
O workshop “Reforma Trabalhista: as principais mudanças da lei e as oportunidades de modernização” realizado no dia 25 de agosto em São Paulo contou com a presença de cerca de 80 representantes de clientes das duas empresas que foram ouvir do advogado trabalhista Bruno Tocantins, os aspectos mais sensíveis da lei e que promoverão uma nova etapa nas relações entre patrões e empregados no País.
Segundo o advogado, alguns aspectos da nova lei estão sendo objeto de estudo de organizações públicas e sindicais, mas isso não significa que abrirá caminhos de mudanças essenciais ao que foi proposto. "Pode ser que algumas adaptações ocorram por meio de medida provisória, mas pode ser que permaneça exatamente o que está exposto na lei que vigorará a partir de novembro. É preciso aguardar. Há pressão de órgãos do ministério público e da justiça, mas sabemos que essa lei veio para ficar", afirma.
Tocantins citou os pontos que vem sendo discutidos: a exposição de mulheres grávidas em ambientes insalubres; a rescisão dos contratos do trabalho intermitentes e a aplicação de multas para ambos os lados nestes contratos; a validade de acordos individuais na jornada 12h x 36h; o valor da indenização por danos morais; a não exigência de exclusividade nos contratos de autônomos e, por último, a permanência da representação sindical em alguns casos.
O diretor-presidente da DPC, Manuel Domingues e Pinho, compartilha da análise do advogado. "Sabemos que haverá pressão dos representantes da Justiça e dos sindicatos, porque eles perderão um pouco da força. Mas temos convicção de que a nova lei é um avanço e que a livre negociação é o caminho. O cerne dessa lei, na minha opinião, é a melhoria das relações do trabalho. Não é a reforma que a gente gostaria, mas é um grande avanço", concluiu o empresário.
A exposição do advogado Bruno Tocantins, com 2h30 de duração, teve uma dinâmica diferente, pontuada por diversas perguntas do público. Com foco na prática da grande maioria das empresas, Tocantins falou das melhorias trazidas pela Lei 13.467, tirando da zona cinzenta assuntos como o tempo efetivamente dedicado pelo empregado à empresa, a definição de horários de descanso, a questão dos prêmios e outras remunerações de natureza não salarial, os contratos de trabalho dos autônomos, os empregados que atuam remotamente (em home-office) e as políticas de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, que passaram agora a ser obrigatórias para as empresas.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318