CRC-RJ Empreender Contábil: um novo papel em um mercado competitivo, tecnológico e dinâmico

Aliada ao empreendedorismo e à tecnologia, a Contabilidade, cada vez mais, ocupa posição de destaque no mundo corporativo.

DPC NA MÍDIA




OPINIÃO


Empreender Contábil: um novo papel em um mercado competitivo, tecnológico e dinâmico


Aliada ao empreendedorismo e à tecnologia, a Contabilidade, cada vez mais, ocupa posição de destaque no mundo corporativo. A área cumpre o papel essencial de assessorar negócios em suas fases de planejamento, implantação, crescimento, fusões e aquisições, abertura de capital e demais ciclos.


Por Manuel Domingues e Pinho*


Soluções inovadoras e digitais somam-se ao conhecimento técnico e permitem que os contadores atuem lado a lado com os clientes em todos os momentos, apoiando decisões estratégicas a partir de informações relevantes para a gestão.

Nesse contexto, o contador não é mais visto como um mero escriturador de registros. Hoje ele é tido como um importante assessor de negócios, ao atuar de forma consultiva e proativa no apoio ao controle financeiro e patrimonial de organizações públicas ou privadas.

Com uma carteira de 368 empresas assessoradas, a Orcose completa seu 56º aniversário de fundação atendendo os ramos de Indústria, Comércio e Serviços em todos os regimes tributários, com destaque especial aos modelos de tributação Lucro Presumido e Lucro Real. Além disso, é responsável por mais de 400 declarações do Imposto de Renda anualmente, indicativo de sua expertise e primor na relação com os clientes.

Um reconhecimento alcançado graças ao perfil do empresário contábil desses novos tempos, que entrega valor diferenciado. Um profissional que se prepara, se atualiza e acompanha as inúmeras mudanças que vêm impactando o mercado.

Esses avanços se refletem nos negócios contábeis, que também passam a oferecer serviços de maior nível de complexidade, tornando a sua atuação mais valiosa aos olhos dos clientes.

Ou seja, embora repleto de desafios, o cenário atual, marcado pelas novas tecnologias, pela competitividade e dinamismo, se mostra favorável ao empreendedorismo contábil.

A pandemia veio reforçar a capacidade de adaptação desse segmento. Grande parte das empresas contábeis superou as dificuldades impostas pela situação emergencial, pois além do entendimento de quanto esse suporte é essencial para negócios, já havia um movimento de preparação tecnológica em curso nessas organizações.

No campo normativo, nas últimas duas décadas, as transformações em escala global impuseram a padronização internacional das normas de contabilidade. Isso contribuiu para o alinhamento e confiabilidade das informações com as quais o contador lida, adicionando ainda mais credibilidade ao resultado de seu trabalho.

Por outro lado, diante das atualizações constantes, há o desafio da busca incessante pelo conhecimento dessas normas. A isso se adiciona a necessidade de acompanhamento da legislação brasileira e das muitas especificidades que esse profissional deve dar conta.

A atualização periódica é tão importante que o próprio Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estabelece o Programa de Educação Profissional Continuada, que funciona como um impulso para que agentes do segmento contábil se mantenham em linha com as normas e suas atribuições profissionais.

Quem ingressa no mercado contábil deve vislumbrar um horizonte de muitas oportunidades, mas também de muitas demandas e responsabilidades.

É fundamental ter como base o conhecimento das obrigações e das normas vigentes e, ao mesmo tempo, desenvolver uma visão integrada e estratégica, buscando o entendimento do cenário, o acompanhamento das tendências para, de fato, ter como contribuir com os desafios que os negócios enfrentam e irão enfrentar no futuro.

Sempre haverá espaço para aqueles que buscam ativamente o aprendizado, se colocam abertos à evolução e estão dispostos a ir além.






*Manuel Domingues e Pinho é presidente da Domingues e Pinho Contadores e conselheiro suplente no CRCRJ.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista