Malha fina: entenda por que erros comuns podem levar à identificação de falhas mais complexas
20/10/2021Ministério do Trabalho e Previdência aprova alterações em Normas Regulamentadoras (NRs)
25/10/2021OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Fusões e aquisições em alta: a importância da due diligence contábil, fiscal e trabalhista na preparação
Ao planejar fusões e aquisições, negócios devem investir na due diligence como parte do processo de levantamento de informações confiáveis
Por Marluci Azevedo
Fusões e aquisições (mergers and acquisitions – M&A, na sigla em inglês) estão em alta no Brasil. Segundo relatório da Transactional Track Record (TTR), foram 1453 transações de janeiro a agosto deste ano, movimentando cerca de R$ 331,2 bilhões, um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2020.
O movimento também vem sendo observado em escala global, e especialistas já apontam um ciclo de crescimento nas operações de M&A. O setor de tecnologia é o que mais tem impulsionado os acordos.
A motivação para a compra ou venda de um negócio pode ser atribuída a fatores diversos, passando por estratégias de crescimento ou sobrevivência, ampliação da participação no mercado ou problemas de ordem sucessória.
Seja qual for o motivo, é fundamental que as empresas se preparem para o processo de M&A, de modo a mapear os riscos envolvidos e analisar a viabilidade dos negócios.
Fusões e aquisições exigem preparo
Dedicar-se à etapa preparatória é fundamental para a avaliação do potencial da empresa a ser vendida ou adquirida.
Esse processo envolve a análise da situação fiscal, contábil, financeira, trabalhista e previdenciária do negócio, bem como a criação de um plano de ação para mitigação dos riscos identificados.
Não estar preparada para fornecer informações confiáveis e estruturadas aos investidores pode representar uma barreira para a consolidação de uma operação.
A importância de due diligence Contábil, Fiscal e Trabalhista
A due diligence contribui para responder a importantes questões que irão amparar a tomada de decisão. O objetivo é compreender que obrigações seriam assumidas com a fusão ou aquisição.
Veja a importância da due diligence:
Minimizando riscos nas transações
Uma verificação aprofundada pode apontar inconformidades, passivos e litígios, indicando exposição a riscos, problemas e gastos futuros. Assim, entre os aspectos a serem investigados na due diligence contábil, fiscal e trabalhista estão:
- Revisão de balanços e demonstrações contábeis e financeiras
- Adequação do regime tributário
- Conformidade em relação aos tributos federais, estaduais e municipais
- Revisão das obrigações acessórias
- Créditos a restituir/compensar
- Levantamento de riscos e passivos trabalhistas
Esse levantamento irá contribuir para a definição do acordo entre as partes, pois inconsistências irão impactar os termos da negociação e a definição de garantias entre as partes envolvidas.
O produto desse diagnóstico é um relatório imparcial, que não faz julgamento da viabilidade da operação e não apresenta definição de valores para a transação.
As informações obtidas, no entanto, cumprem o papel de auxiliar o adquirente na avaliação do investimento ou mostrar à empresa interessada na venda a necessidade de arrumar a casa para prosseguir com suas estratégias nessa direção.
Apoio às operações de M&A
Ao planejar processos de M&A, é imprescindível buscar os parceiros certos e especializados para auxiliar o negócio da fase preparatória à consolidação.
A Domingues e Pinho Contadores possui um time multidisciplinar apto a orientar negócios nacionais e multinacionais no planejamento e concretização de seus objetivos por meio de due diligences e revisões em âmbito fiscal, contábil, trabalhista e previdenciário. Conte com esse suporte para superar os desafios dos processos de fusões e aquisições: dpc@dpc.com.br.
Autora: Marluci Azevedo, sócia na Domingues e Pinho Contadores.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318