Fusões e aquisições em alta: a importância da due diligence contábil, fiscal e trabalhista na preparação

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Fusões e aquisições em alta: a importância da due diligence contábil, fiscal e trabalhista na preparação


Ao planejar fusões e aquisições, negócios devem investir na due diligence como parte do processo de levantamento de informações confiáveis


Por Marluci Azevedo


Fusões e aquisições (mergers and acquisitions – M&A, na sigla em inglês) estão em alta no Brasil. Segundo relatório da Transactional Track Record (TTR), foram 1453 transações de janeiro a agosto deste ano, movimentando cerca de R$ 331,2 bilhões, um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2020.

O movimento também vem sendo observado em escala global, e especialistas já apontam um ciclo de crescimento nas operações de M&A. O setor de tecnologia é o que mais tem impulsionado os acordos.

A motivação para a compra ou venda de um negócio pode ser atribuída a fatores diversos, passando por estratégias de crescimento ou sobrevivência, ampliação da participação no mercado ou problemas de ordem sucessória.

Seja qual for o motivo, é fundamental que as empresas se preparem para o processo de M&A, de modo a mapear os riscos envolvidos e analisar a viabilidade dos negócios.


Fusões e aquisições exigem preparo


Dedicar-se à etapa preparatória é fundamental para a avaliação do potencial da empresa a ser vendida ou adquirida.

Esse processo envolve a análise da situação fiscal, contábil, financeira, trabalhista e previdenciária do negócio, bem como a criação de um plano de ação para mitigação dos riscos identificados.

Não estar preparada para fornecer informações confiáveis e estruturadas aos investidores pode representar uma barreira para a consolidação de uma operação.


A importância de due diligence Contábil, Fiscal e Trabalhista


A due diligence contribui para responder a importantes questões que irão amparar a tomada de decisão. O objetivo é compreender que obrigações seriam assumidas com a fusão ou aquisição.

Veja a importância da due diligence:




Minimizando riscos nas transações


Uma verificação aprofundada pode apontar inconformidades, passivos e litígios, indicando exposição a riscos, problemas e gastos futuros. Assim, entre os aspectos a serem investigados na due diligence contábil, fiscal e trabalhista estão:

  • Revisão de balanços e demonstrações contábeis e financeiras
  • Adequação do regime tributário
  • Conformidade em relação aos tributos federais, estaduais e municipais
  • Revisão das obrigações acessórias
  • Créditos a restituir/compensar
  • Levantamento de riscos e passivos trabalhistas

Esse levantamento irá contribuir para a definição do acordo entre as partes, pois inconsistências irão impactar os termos da negociação e a definição de garantias entre as partes envolvidas.

O produto desse diagnóstico é um relatório imparcial, que não faz julgamento da viabilidade da operação e não apresenta definição de valores para a transação.

As informações obtidas, no entanto, cumprem o papel de auxiliar o adquirente na avaliação do investimento ou mostrar à empresa interessada na venda a necessidade de arrumar a casa para prosseguir com suas estratégias nessa direção.


Apoio às operações de M&A


Ao planejar processos de M&A, é imprescindível buscar os parceiros certos e especializados para auxiliar o negócio da fase preparatória à consolidação.

A Domingues e Pinho Contadores possui um time multidisciplinar apto a orientar negócios nacionais e multinacionais no planejamento e concretização de seus objetivos por meio de due diligences e revisões em âmbito fiscal, contábil, trabalhista e previdenciário. Conte com esse suporte para superar os desafios dos processos de fusões e aquisições: dpc@dpc.com.br.



Autora: Marluci Azevedo, sócia na Domingues e Pinho Contadores.



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