Gestão de benefícios eficiente impacta produtividade das empresas

Oferecer aos colaboradores da empresa um pacote de benefícios atrativo é fundamental para a atração e retenção de talentos. Uma gestão de benefícios bem planejada é um importante recurso para motivar e engajar o público interno, com reflexos positivos na produtividade da organização.

25/01/2018

DESTAQUES

Gestão de benefícios eficiente impacta produtividade das empresas


Oferecer aos colaboradores da empresa um pacote de benefícios atrativo é fundamental para a atração e retenção de talentos. Uma gestão de benefícios bem planejada é um importante recurso para motivar e engajar o público interno, com reflexos positivos na produtividade da organização.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper constatou que, para 90% dos entrevistados, os recursos não financeiros são os elementos motivadores para manutenção no atual emprego ou análise de uma nova proposta.

A qualidade de vida, hoje, é um ponto que as pessoas levam em consideração. Cargos, salários e a reputação da empresa não bastam para manter um funcionário satisfeito no ambiente de trabalho. Neste sentido, um bom conjunto de benefícios se destaca, colaborando decisivamente para a satisfação das pessoas e para seu rendimento.

A política de benefícios deve ser resultado de um planejamento específico para cada empresa, tendo em conta quais são os objetivos da organização, sua cultura, o perfil de seus colaboradores e suas expectativas.


Cuidados necessários para uma boa gestão de benefícios

A gestão de benefícios deve ser tratada de forma estratégica pelo RH para que esteja em consonância com os anseios do colaborador e funcione efetivamente como uma ferramenta motivacional. Além disso, do ponto de vista financeiro, as empresas devem estar atentas à escolha dos fornecedores para buscar soluções com o melhor custo x benefício.




Listamos abaixo pontos que merecem atenção:


1) Tenha um planejamento estratégico e viável

Planejamento é sempre fundamental na implantação e gestão de benefícios. É necessário estar atento a determinados benefícios obrigatórios por lei e outros que também devem ser respeitados, como os instituídos em acordos coletivos e sindicais.

Outro ponto que merece atenção são os benefícios pagos em dinheiro, como bônus, premiações ou remunerações variáveis que sofrem incidência de encargos sociais.

E planeje os benefícios que a empresa irá oferecer de forma estratégica, que efetivamente impactarão na qualidade de vida e produtividade dos colaboradores, mas que também sejam viáveis economicamente para a empresa.

2) Conheça as expectativas do seu público

Ao determinar quais benefícios serão oferecidos, é preciso saber o que é importante para seu público. Isso é essencial para oferecer um pacote de benefícios mais atrativo e que vá ao encontro das necessidades e expectativas.

Se possível, busque envolver as pessoas na escolha e avaliação dos benefícios, lançando mão de pesquisas internas, para que eles estejam em sintonia com as necessidades da maioria, mas sempre respeitando a diversidade de colaboradores.


3) Adote uma política clara de benefícios

Seja no momento da contratação ou já na rotina, os colaboradores devem estar cientes de todos os benefícios e contrapartidas que possam ser exigidos, como coparticipação ou outros descontos realizados pela empresa.


4) Avalie os benefícios oferecidos

Mensurar como os colaboradores avaliam o pacote de benefícios pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação. Este levantamento pode auxiliar a empresa a verificar se o investimento na política de benefícios está cumprindo o objetivo de manter as pessoas motivadas e engajadas.


Terceirização da gestão de benefícios é solução para que empresas mantenham o foco no negócio

Reter talentos é fundamental para construir uma base sólida para o futuro da empresa. Todos os esforços neste sentido devem ser planejados estrategicamente. Com a gestão de benefícios não deve ser diferente. É preciso que a organização administre de forma eficiente a composição do pacote que terá peso considerável na manutenção dos profissionais que contribuam para o alcance de resultados.

A terceirização da gestão de benefícios é uma solução que otimiza custos, libera a empresa de mais uma atividade administrativa e garante a disponibilidade dos benefícios a seus funcionários no tempo certo, impactando positivamente no clima organizacional.

Outro aspecto positivo é poder contar com especialistas, com conhecimentos técnicos para realizar com qualidade e eficiência esse serviço. Ao terceirizar este tipo de atividade, a empresa também ganha fôlego para manter o foco em seu core business. A área de RH, mais especificamente, pode se dedicar de forma mais aplicada a atividades como buscar os talentos certos e atuar no desenvolvimento dos perfis profissionais.

A Domingues e Pinho Contadores oferece o serviço de Gestão de Benefícios, que engloba desde o processo de contratação, implantação até a aplicação dos recursos. Relatórios referentes à movimentação e ao uso de benefícios podem ser customizados, conforme as necessidades do cliente.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português

SEMINÁRIO

 

A Domingues e Pinho Contadores

convida para o seminário:

eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb:

o que muda no dia a dia das empresas

 

 

Datas:  Turma 1: 18/09/2018 (Lotada - vagas esgotadas) 

Turma 2: 25/09/2018 - 3a. feira (inscrições abertas) 

 

Horário: 8h30 às 13h

 

Local: Auditório da DPC RJ

Av. Rio Branco, 311 - 6º andar | Centro - Rio de Janeiro

 

Vagas limitadas. Garanta já a sua vaga!