Publicada lei que reduz o teto do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, telecomunicações e transporte público
27/06/2022Lei implementa Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) e moderniza serviços de cartórios
28/06/2022OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Gestão tributária estratégica: boas práticas contribuem para assegurar diferencial competitivo
Periodicamente, empresas devem reavaliar o comportamento fiscal e buscar oportunidades tributárias
Por André Ferreira e Luciane Santana
O alcance dos objetivos corporativos depende de muitas ações e fatores, e na esfera fiscal também há o que ser feito para garantir a competitividade do negócio. Uma gestão tributária estratégica passa pela minimização dos impactos dos tributos, pela identificação de oportunidades e por análises periódicas.
Comumente, o empresariado associa o sistema tributário brasileiro à tributação excessiva. Mas esse não é o maior problema. A complexidade fiscal e o tempo tomado pela apuração pesam muito sobre o ambiente de negócios, ainda que o Brasil venha buscando avançar com medidas de simplificação.
Mas esse cenário complexo também reserva oportunidades. Quando bem assessorada, a empresa consegue enxergar benefícios e formas de se posicionar de maneira mais estratégica e rentável, conforme apresentado a seguir.
Planejamento tributário
O planejamento tributário é uma das estratégias para redução dos custos empresariais. Faz parte desse processo a escolha do regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido), que deve estar alinhada à realidade e aos objetivos do negócio. Tomar o caminho equivocado pode representar desperdício financeiro e impactar os custos, comprometendo a competitividade.
Esse planejamento atende a empresa não só em sua fase inicial, como deve ser repetido continuamente, especialmente em momentos de mudanças nos rumos do negócio e alterações legislativas relevantes para o segmento.
Outro ponto importante é considerar o planejamento uma responsabilidade conjunta de diferentes áreas da empresa, pois é preciso chegar a um resultado que melhor atenda esses setores em suas necessidades.
Benefícios fiscais
Os benefícios fiscais promovem a redução ou eliminação, direta ou indireta de ônus tributário nas esferas federal, estadual e municipal, a fim de estimular o desenvolvimento de um determinado segmento ou região. Podem ocorrer na forma de isenção, redução de base de cálculo, crédito presumido, alíquota zero, diferimento e outras.
O levantamento de benefícios fiscais é único para cada empresa. Inúmeros fatores precisam ser considerados, como segmento de negócio, porte, localidade de atuação, regime tributário, etc.
Neste sentido, é necessário realizar estudos técnicos, verificar a viabilidade de enquadramento, analisar as condições para usufruir do benefício, realizar o processo junto à esfera responsável e acompanhar os prazos de duração e renovação.
Incentivos fiscais
A legislação tributária permite que empresas possam incentivar projetos sociais, culturais e esportivos previamente aprovados, destinando a eles parte de impostos já devidos, não sendo gerados custos extras. Essa é uma oportunidade muito interessante do ponto de vista do marketing institucional, pois contribui para o fortalecimento da marca como agente da transformação social.
Revisão fiscal
Esta é mais uma ação estratégica para aprimoramento do posicionamento fiscal da empresa. Por meio deste processo, podem ser mapeadas todas as escolhas e decisões tributárias do negócio ao longo dos últimos cinco anos. Este levantamento pode identificar oportunidades como:
Veja também:
- O que a revisão fiscal pode fazer por sua empresa?
- Compensação e restituição tributária: da revisão fiscal ao PER/DCOMP
Gestão de processos
A complexidade tributária é uma realidade e as regras devem ser seguidas. Mas é possível melhorar a gestão de processos dentro das empresas, reduzindo custos e ampliando a segurança e a agilidade.
O uso de tecnologia e sistemas que integrem informações são fundamentais para a geração de dados com qualidade, evitando retrabalho e risco de multas, penalidades e autuações.
No dia 21 de junho, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP), a DPC promoveu o webinar “Gestão tributária estratégica: melhores práticas para garantir competitividade”. Confira a gravação:
Olhar voltado para as melhores práticas fiscais
A Domingues e Pinho Contadores possui a expertise necessária para orientar negócios nacionais e multinacionais de diferentes segmentos nos processos que podem representar oportunidades de otimização tributária.
Os especialistas da DPC reúnem visão global do ambiente econômico e das exigências normativas atuais, apoiando os clientes no desenvolvimento de estratégias alinhadas aos objetivos comerciais e operacionais. Conte com esse suporte: dpc@dpc.com.br.
André Ferreira, gerente de Contabilidade e sócio na Domingues e Pinho Contadores.
Luciane Santana, gerente de Impostos e sócia na Domingues e Pinho Contadores.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318