IFRS 15: DPC apoiou multinacional de TI na adequação à norma contábil

A equipe multidisciplinar da DPC reúne conhecimento técnico setorial e ampla experiência para auxiliar empresas na adequação aos padrões contábeis internacionais (IFRS), com atenção aos impactos operacionais das regras na dinâmica do negócio.

20/01/2021

DESTAQUE


DPC resolve: superando desafios para juntos irmos além.

Conheça mais um case em que a DPC colaborou para otimizar o desempenho de clientes e apoiar o crescimento de seus negócios.


IFRS 15: DPC apoiou multinacional de TI na adequação à norma contábil


A equipe multidisciplinar da DPC reúne conhecimento técnico setorial e ampla experiência para auxiliar empresas na adequação aos padrões contábeis internacionais (IFRS), com atenção aos impactos operacionais das regras na dinâmica do negócio.

A partir de um trabalho consultivo e estratégico, são realizadas análises que levam em conta as constantes atualizações normativas e as especificidades contábeis do business de cada cliente. Ao se colocar em acordo com tais práticas globais, a empresa vai além da conformidade, transmitindo ao mercado uma imagem transparente e que reflete a sua solidez.



Contexto / Desafio

Uma multinacional de origem americana que é referência global em soluções de TI precisava aplicar as regras do IFRS 15 sobre os contratos de prestação de serviços e reconhecer os ajustes em seus livros locais.

Com mais de 10 mil clientes globalmente, a adequação à IFRS é fundamental para a consolidação dos resultados do grupo e para as suas estratégias de negócio.

Empresas que vendem diversos produtos e serviços agregados, como empresas de software, por exemplo, são especialmente impactadas por essa norma.

A aplicação do IFRS 15 cria um único modelo para tratamento de receitas de contrato com clientes, a fim de padronizar e garantir formas de estabelecer um comparativo entre as práticas para reconhecimento de receitas.

Soluções DPC

O trabalho foi estratégico e intenso, uma vez que demandava dos especialistas da DPC o entendimento das especificidades do negócio e levantamento dos termos dos contratos firmados pela multinacional, considerando todas as particularidades das operações e vendas.

A DPC também realizou um diagnóstico das diferenças existentes entre o método contábil adotado até então e posteriormente com a aplicação da IFRS 15, a fim de definir as ações para a efetiva adesão.

De forma próxima e parceira, os especialistas da DPC atuaram junto ao cliente no desenho de uma solução customizada que contemplava todas as variáveis inerentes ao negócio que deveriam ser consideradas nos termos da norma.

Resultados para o cliente

A atuação consultiva da DPC possibilitou que este cliente alcançasse seu objetivo: a padronização de seus dados contábeis segundo critérios internacionais.

A solução permite a extração dessas informações em conformidade com a norma e visa ajudar os usuários das demonstrações financeiras a entender a natureza, o montante, o momento e a incerteza em relação à receita e aos fluxos de caixa decorrentes de contratos com clientes. Esse trabalho também foi de fundamental importância para a consolidação das informações financeiras do grupo globalmente.

Desde o processo de adequação, a DPC continua assessorando a multinacional no controle mensal do tratamento de receitas, considerando todos os aspectos normativos e boas práticas de mercado.

Além dos serviços contábeis, a DPC auxilia este cliente com soluções completas na área fiscal, nas rotinas de departamento pessoal e no cumprimento de obrigações junto ao Banco Central.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português