PGFN institui programa de quitação antecipada de transações e inscrições da Dívida Ativa da União
10/10/2022Brasileiro transferido para o exterior: entenda como fica a tributação e quais as obrigações fiscais do expatriado
18/10/2022DESTAQUE
Imposto de Renda: Receita Federal vai devolver valores pagos sobre pensão alimentícia
Após decisão do STF, valores recebidos a título de pensão alimentícia não são mais tributados pelo Imposto de Renda
Contribuintes que nos últimos cinco anos (de 2018 a 2022) apresentaram a declaração de Importo de Renda (IR) incluindo a pensão alimentícia como um rendimento tributável poderão solicitar a devolução dos impostos pagos sobre o rendimento de pensão à Receita Federal.
A orientação é do próprio órgão, que, em 7 de outubro, emitiu esclarecimento sobre a questão. A medida cumpre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela isenção de IR sobre valores decorrentes de direito de família, como pensão alimentícia, que passam a ser declarados como não-tributáveis.
Os impostos pagos a título de pensão alimentícia podem ser objeto do pedido de restituição, com efeitos retroativos e aplicação da taxa Selic sobre os valores.
Veja as orientações da Receita Federal:
Retificação
Deve-se fazer a declaração retificadora referente ao ano de exercício do recolhimento ou retenção indevidos. A declaração pode ser enviada pelo Programa Gerador da Declaração, no Portal e-CAC, ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
O declarante que tiver deixado de inserir um dependente que tenha recebido rendimentos de pensão alimentícia poderá incluí-lo ao fazer a retificação, assim como as despesas relacionadas ao dependente.
É possível retificar as declarações do IR 2018 (referente a 2017) até o IR 2022 (exercício 2021).
Imposto a restituir
Se, após a retificação, o saldo de imposto a restituir for superior ao da declaração original, a diferença será disponibilizada na rede bancária em lote residual.
Imposto pago a maior
Depois da retificação, se o saldo do imposto a pagar for inferior ao da declaração original, ou se a retificadora passou a resultar em imposto a restituir, o contribuinte pode pedir o ressarcimento do imposto pago a maior por meio de processo administrativo via PER/DCOMP.
Organização
A Receita Federal também orienta sobre a necessidade de guardar os comprovantes referentes aos valores informados, pois esses documentos podem ser solicitados até a prescrição dos créditos tributários envolvidos.
Orientação especializada
A Domingues e Pinho Contadores possui um núcleo especializado no atendimento à pessoa física. Conte com esse suporte para planejamento tributário, elaboração, entrega de declarações à Receita Federal e processos administrativos via PER/DCOMP. Fale com nossa equipe: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318