FGTS – Transação Individual ou por Adesão na Cobrança da Dívida Ativa do FGTS
18/08/2020Com novo posicionamento estratégico, DPC mira o futuro
25/08/2020OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Inovar ou inovar: pandemia impulsiona transformação digital das empresas
Investimentos em tecnologia e reavaliação de processos são imprescindíveis para gestão dos negócios no cenário atual
Por William Pinho
A pandemia de Covid-19 chegou impondo novas regras de convivência, de organização dos espaços, ajustes nas estruturas de trabalho e nas formas de se comunicar, acelerando o movimento de transformação digital das empresas.
Transformação digital, vale destacar, não se resume a investimentos em aparatos tecnológicos e avançados softwares, mas de uma questão mais ampla, uma jornada que envolve mudanças profundas na cultura e nos processos da empresa.
A capacidade de reação dos negócios ao novo cenário foi testada de forma repentina. Quem investiu em tecnologia, na formação e capacitação de seus times nos últimos tempos se adaptou melhor ao momento. Esse foi o caso da DPC que, logo no início da pandemia, implementou o home office de forma bem-sucedida para seus 550 colaboradores no Rio e em São Paulo.
Como a empresa já contava com modernas ferramentas de comunicação e compartilhamento de dados, mecanismos de segurança da informação e softwares operacionais, a migração para o trabalho remoto se deu de maneira rápida, ordenada e eficiente.
Aí foi fundamental também o suporte da equipe interna de tecnologia, que atua no desenvolvimento de processos e sistemas, em otimizações e no atendimento aos usuários internos e externos. Mais um ponto essencial para a continuidade dos trabalhos sem impactos à qualidade e aos prazos.
É inegável que o momento trouxe inúmeros desafios para a gestão do negócio. Mas, por outro lado, o cenário também se mostrou oportuno para que demandas tecnológicas que já estavam na agenda fossem antecipadas.
Repensar processos abre caminho para a inovação
Promover a cultura da inovação, integrar áreas, compartilhar conhecimento, rever processos, buscar novas alternativas, oportunidades e serviços são respostas para as novas demandas.
Na DPC, a criação da área de Produtos & Inovação chegou para centralizar as ações inovadoras que representam oportunidades de soluções e melhorias na experiência do cliente, mostrando ao mercado que a empresa oferece produtos com viés tecnológico.
Esta nova área unificou quatro setores que atuavam com tecnologia. Sua criação já vinha sendo planejada e amadurecida, mas foi algo que se consolidou durante o período de home office dos times envolvidos, que, diante de tantas demandas, já vêm trabalhando em uma série de projetos.
Esta equipe passa a atuar no desenvolvimento de soluções tecnológicas oferecendo consultoria sistêmica, desde diagnóstico, implantação, parametrização até a homologação. O time também desenvolve planilhas automatizadas em substituição às atividades repetitivas ou manuais.
Menos papel, mais digital
Entre tantas mudanças, a pandemia impôs também a necessidade do tráfego de documentos ser feito exclusivamente por meio digital. Essa foi uma maneira de reduzir o manuseio de papel, a circulação das pessoas e a exposição ao risco de contágio pelo coronavírus.
O que já era uma boa prática que vinha sendo incorporada aos poucos, virou regra em muitas empresas de uma hora para outra. Na verdade, isso é muito positivo e acompanha a tendência de mercado em prol da proteção de dados.
Com as informações circulando em ritmo cada vez mais veloz nos meios digitais, é imprescindível pensar em formas de garantir o controle e o sigilo, estabelecendo políticas robustas de segurança de dados. Essa é uma questão de sobrevivência hoje.
A DPC já tinha iniciado o processo de recebimento e manuseio de arquivos por meio digital. Com o início da pandemia, essa iniciativa ganhou força e foi incorporada na rotina para todos os clientes.
Agora, esse processo é integralmente digital, por questões ambientais, de segurança da informação, de rastreabilidade, eficiência e otimização de espaço físico.
Tecnologia faz a comunicação acontecer
Ferramentas de comunicação virtual que já estavam aí tiveram seu uso intensificado diante da necessidade da troca diária de informações entre colaboradores, de reuniões com fornecedores e clientes em meio digital.
Com o contato presencial impossibilitado, o uso da tecnologia para a comunicação entre as pessoas conquistou um espaço definitivo. Na DPC, os resultados foram muito positivos até aqui.
Na verdade, a empresa já dispunha de uma solução online de colaboração e comunicação entre as equipes. Com a migração repentina para o home office, o uso dessa plataforma foi ampliado, o que foi fundamental para que as lideranças mantivessem o alinhamento com suas equipes quanto às tarefas e prazos. Ferramentas para apoio à gestão de pessoas à distância
Com o home office surge também o desafio de engajar o time, promover treinamentos, selecionar e integrar novos colaboradores, tudo isso à distância. Ajustes na forma de conduzir esses processos foram necessários, imprimindo mais criatividade e interatividade em apresentações virtuais.
Durante a fase de isolamento, a área de RH da DPC, por exemplo, se valeu dos recursos tecnológicos para lançar programas de gestão de pessoas, promover ações e campanhas. As atividades de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento foram mantidas.
Informar os colaboradores sobre os passos da empresa e sobre as medidas adotadas para a preservação da saúde, por vias tecnológicas, foi o caminho escolhido pela DPC para agir de forma transparente com este público. Eventos ao vivo com todos os colaboradores foram realizados para manter o grupo unido e coeso.
Pronta para os desafios
Muitos negócios começam a migrar para um regime híbrido: parte da equipe trabalhando nas instalações físicas e parte do time ainda em home office ou adotando sistema de escala. Ou seja, continua e vai continuar sendo necessário integrar e conectar as pessoas por meio de recursos tecnológicos.
O cenário tende a ser cada vez mais desafiador para as empresas. A tecnologia e a inovação serão decisivas. Aquelas que tiverem a coragem de repensar seus processos e mudar a sua forma de agir, estarão na vanguarda e prontas para os desafios do amanhã.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318