INSS – Alteração de dados pelo telefone 135

É possível corrigir informações do CNIS pelo telefone 135 ou nas agências.

16/06/2020

ARTIGOS

INSS - Alteração de dados pelo telefone 135


Corrigir informações presentes no cadastro do trabalhador no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) é algo que pode levar muitas horas, e durante a pandemia do coronavírus, tornou-se necessário oferecer novos canais de atendimento.

Desde a publicação da Portaria INSS no. 123, em 15 de maio, é possível corrigir informações do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) pelo telefone 135 ou nas agências. Esse documento reúne detalhes dos períodos de contribuição do segurado, além de listar empregos e salários, períodos de trabalho, nome de empresas em que trabalhou, entre outros dados.


Como proceder?


1) Consulte o seu CNIS (extrato previdenciário), solicite o extrato pelo site (https://meu.inss.gov.br) e confira os vínculos trabalhistas e previdenciários.

2) Caso perceba a necessidade de ajustes, o segurado precisará proceder com a retificação:

    • Providencie os documentos que comprovam os vínculos trabalhistas que não estão informados no sistema.

    • Telefone para o número 135, solicitando a correção no seu CNIS.

    • Será aberta, pelo CPF do segurado, uma tarefa no Meu INSS para a inclusão dos documentos que comprovem os vínculos.

    • O contribuinte deve anexar os documentos.


Importante: Antes de anexar os documentos necessários, organize e digitalize toda a documentação, salvando no formato pdf, pois o sistema expira ao ficar inativo por algum tempo. Se possível, digitalize os documentos na sequência que será analisada pelo INSS, salvando todos em um único arquivo (com no máximo 30MB).

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