Abertura de empresa: decisões estratégicas impactam o negócio desde a constituição
29/03/2021CRC-RJ – Empreender Contábil: um novo papel em um mercado competitivo, tecnológico e dinâmico
31/03/2021DPC NA MÍDIA
IR 2021: Quem mora no exterior precisa declarar? Entenda as regras
Brasileiros que saíram do país de forma não definitiva, assim como estrangeiros que morem no Brasil, são obrigados a prestar contas ao Fisco
O Globo
RIO - Brasileiros que saíram do país para morar no exterior de forma não definitiva precisam enviar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2021 até o dia 30 de abril. O mesmo vale para estrangeiros que residem no Brasil, já que ambos são considerados residentes fiscais pelas regras da Receita Federal.
Estão dispensados de prestar contas ao Fisco quem não é residente do país para fins tributários. Estes são brasileiros que tenham saído de forma definitiva ou de modo temporário, mas tenham completado mais de 12 meses no exterior.
Nesses dois últimos casos, devem ser apresentadas à Receita a Comunicação de Saída Definitiva do País e a Declaração de Saída Definitiva do País, documentos que desobrigam a declaração anual do IR.
Caso não se enquadrem nestas situações, ainda que estejam no exterior, os brasileiros são obrigados a fazer a prestação de contas e incluir tanto seus bens e rendimentos no Brasil, como no país em que estão.
Também devem realizar a declaração aqueles que se ausentaram do país para prestar serviços a autarquias ou repartições do governo localizadas no exterior, mesmo que o tempo fora supere um ano.
Já para os estrangeiros, o informe é obrigatório a partir do momento em que tiverem vínculo empregatício ou visto permanente no Brasil, ou que estejam no país por mais de 184 dias, consecutivos ou não, no prazo de um ano.
Como declarar
Para quem é obrigado a prestar contas ao Fisco morando no exterior, é importante lembrar que todos os bens e rendimentos do país estrangeiro precisam ser declarados, explica a sócia da empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil, Flávia Fernandes.
- A sua declaração apresenta absolutamente tudo, inclusive o que está fora do país. Então, nesse cenário, a pessoa tem que colocar o carro, a casa, a conta bancária dela no Brasil, mas também todo ativo que ela passou a ter no exterior - afirma a especialista em tributação.
Há, no entanto, algumas diferenças na hora de declarar estes valores. Para informar uma conta bancária no exterior, por exemplo, existe o código específico 62 na ficha de "Bens e Direitos" do programa da Receita Federal.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318