Novas regras para preços de transferência são aprovadas
20/06/2023Criptoativos: aspectos sobre o marco legal, tributação e declaração para contribuintes
29/06/2023DESTAQUE
IRPF pago a maior: como solicitar restituição, inclusive sobre pensão alimentícia?
Contribuinte deve fazer a retificação necessária na declaração enviada para solicitar reembolso de valores pagos a maior
Se você notou que, por falha no preenchimento da declaração, acabou pagando mais Imposto de Renda do que deveria, você tem direito a solicitar reembolso à Receita Federal.
Antes dessa ação, portanto, é necessário efetuar as devidas correções na declaração transmitida. Após a retificação, é possível, então, solicitar restituição ou compensação do valor pago a maior ao órgão.
Os valores pagos a maior relativos a quotas vencidas, assim como os acréscimos legais referentes a esses valores, podem ser compensados nas quotas a vencer, ou ser objeto de pedido de restituição. Sobre o montante incidem juros Selic, atualizando o valor.
O processo pode levar algum tempo, a depender da análise de cada caso pela Receita Federal.
O prazo para que o contribuinte possa pleitear a restituição do imposto pago indevidamente ou em valor maior que o devido, extingue-se após o transcurso de cinco anos.
Devolução de valores pagos sobre pensão alimentícia
Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela isenção de IR sobre valores decorrentes de direito de família, como pensão alimentícia, que passaram a ser não-tributáveis.
Sendo assim, aqueles contribuintes que apresentaram a declaração em anos anteriores incluindo a pensão alimentícia como um rendimento tributável podem solicitar a devolução dos impostos pagos sobre o rendimento de pensão.
Para reaver os valores, é necessário fazer declaração retificadora relativa ao ano de exercício do recolhimento ou retenção indevidos. Vale destacar que é possível abrir solicitação referente aos últimos cinco anos.
Após a retificação, se o saldo do imposto a restituir for superior ao da declaração original, a diferença será disponibilizada em lote residual
Já se o saldo do imposto a pagar for inferior ao da declaração original, ou se a retificadora passou a resultar em imposto a restituir, o contribuinte pode solicitar ressarcimento do imposto pago a maior por meio de processo administrativo.
Carnê-leão pago a maior: consigo restituição do valor?
Neste caso, poderá ser compensado o valor pago indevidamente ou a maior em recolhimentos posteriores de carnê-leão, dentro do mesmo ano-calendário, ou, ainda, na Declaração de Ajuste Anual. No vídeo a seguir, Augusto Andrade, sócio da DPC, fala sobre essa questão. Assista!
Suporte tributário à pessoa física
Conte com o suporte do núcleo de pessoa física da Domingues e Pinho Contadores para elaboração de declarações e processos administrativos via PER/DCOMP. Fale com nossa equipe: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318