Novas regras sobre a ECD foram criadas pela Receita Federal

A Receita Federal do Brasil, através da Instrução Normativa (IN) nº 1774/2017, consolidou e alterou a legislação que trata da Escrituração Contábil Digital (ECD).

22/01/2018

ARTIGOS

Novas regras sobre a ECD foram criadas pela Receita Federal


A Receita Federal do Brasil, através da Instrução Normativa (IN) nº 1774/2017, consolidou e alterou a legislação que trata da Escrituração Contábil Digital (ECD). Tendo validade a partir de 01/01/2018, a IN nº 1774 trouxe os seguintes pontos principais:


Prazo de entrega

O prazo de envio da ECD permanece sendo o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refere a escrituração. E nos casos de extinção da pessoa jurídica, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, a ECD deve ser entregue pela pessoa jurídica extinta, cindida, fusionada, incorporada e incorporadora, observados os seguintes prazos:

(i) Se a operação for realizada no período compreendido entre janeiro a abril, a ECD deve ser entregue até o último dia útil do mês de maio daquele ano; e

(ii) Se a operação for realizada no período compreendido entre maio a dezembro, a ECD deve ser entregue até o último dia útil do mês subsequente ao do evento.


Comprovação da autenticação

A autenticação dos livros e documentos que integram a ECD será comprovada pelo recibo de entrega da ECD emitido pelo Sped, dispensada qualquer outra autenticação. Isto porque a autenticação dos documentos de empresas de qualquer porte, realizada por meio de sistemas públicos, dispensa qualquer outra.


ME e EPP

Houve a inclusão da obrigatoriedade de entrega da ECD para Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) que receba aporte de capital, conforme previsto na Resolução CGSN nº 131/2016.


Empresário e sociedade empresária

O empresário e a sociedade empresária que não estejam obrigados, para fins tributários, a apresentar a ECD, podem apresentá-la, de forma facultativa, a fim de atender ao disposto no art. 1.179 da Lei nº 10.406/2002.


Programa da ECD

Foi alterado o nome do programa necessário para o envio da ECD, de Programa Validador e Assinador (PVA) para Programa Gerador de Escrituração (PGE). Antes não era possível a edição de registros ou campos dentro do programa, apenas se validava o arquivo da ECD e era feita a assinatura. Agora, é possível editar registros e campos dentro de programa, bem como produzir toda a ECD a ser transmitida.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português

SEMINÁRIO

 

A Domingues e Pinho Contadores

convida para o seminário:

eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb:

o que muda no dia a dia das empresas

 

 

Datas:  Turma 1: 18/09/2018 (Lotada - vagas esgotadas) 

Turma 2: 25/09/2018 - 3a. feira (inscrições abertas) 

 

Horário: 8h30 às 13h

 

Local: Auditório da DPC RJ

Av. Rio Branco, 311 - 6º andar | Centro - Rio de Janeiro

 

Vagas limitadas. Garanta já a sua vaga!