Alterada a multa relacionada à Escrituração Contábil Fiscal para empresas tributadas pelo lucro presumido, arbitrado ou imunes/isentas
01/08/2018eSocial: nova fase é obrigatória para empresas com faturamento até R$ 78 milhões, exceto micro, pequenas e MEI
02/08/2018DESTAQUES
Observatório Social do Rio de Janeiro, entidade apoiada pela Domingues e Pinho Contadores, completa 1 ano
No dia 26 de julho, o Observatório Social do Rio de Janeiro (OSB-Rio) promoveu evento para comemorar as conquistas e realizações do seu primeiro ano de atuação em prol de uma sociedade com maior controle do uso dos recursos públicos e da melhoria da gestão municipal.
A cerimônia reuniu representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), do Tribunal de Contas do Município (TCMRJ), do Ministério Público (MPRJ), da Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ) e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), além de outros parceiros e apoiadores da entidade.
A Domingues e Pinho Contadores, uma das mantenedoras da iniciativa, foi representada no evento por Carlos Ripper, diretor administrativo-financeiro, e Luciana Arakaki, consultora de marketing.
Carlos Ripper, Tatiana Bastos e Luciana Arakaki
Em sua fala de abertura, a presidente do OSB-Rio, Tatiana Bastos, destacou que a instituição representa uma oportunidade para o cidadão assumir o protagonismo e participar efetivamente da melhoria da sociedade, deixando de lado a crença de que o responsável é sempre o outro ou o político.
A presidente ainda esteve à frente da exposição dos objetivos e conquistas ao longo do primeiro ano, em que pontuou a missão, visão de futuro e valores da organização. “Transparência para o OBS-Rio é uma palavra que integra nossa missão enquanto instituição, como também é o que valorizamos como uma das ferramentas para melhoria da gestão pública, no exercício do controle social”, afirmou Tatiana Bastos.
Durante a cerimônia foi celebrada a assinatura do acordo do OBS-Rio com o CGE-RJ e foram divulgados acordos com o TCE-RJ e CAU/RJ. O OSB-Rio também está tramitando acordos com MPRJ e com o Crea-RJ. As instituições atuarão de forma conjunta com foco na ampliação da transparência das ações do poder público.
Realizações e reconhecimento
Entre as conquistas, a presidente deu destaque aos acordos de cooperação firmados com entidades diversas, à crescente atuação como membros colaboradores de grupos de trabalho de controle externo e interno e à participação no Grupo de Educação Fiscal do Estado ao lado de outras instituições.
Em apenas um ano de atividades, o OSB-Rio desenvolveu o Indicador de Transparência do município do Rio de Janeiro e foi convidado a contribuir com a reformulação do site do Executivo e do TCMRJ.
Um outro trabalho concluído com resultados expressivos e amplamente divulgados na imprensa foi o projeto que avaliou o sistema de transporte urbano municipal com uso da técnica de auditoria de Cliente Oculto, em parceria com a Controladoria Geral do Município e a sociedade.
O OSB-Rio está entre as 22 iniciativas reconhecidas no Brasil pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como instrumento de fomento à integridade social e à cidadania. A ONG também está concorrendo ao Prêmio Innovare, que em 2018 dá destaque a práticas de combate à corrupção. Além disso, o projeto Cliente Oculto e o trabalho de avaliação da transparência ativa do Executivo concorrem à premiação do TCE-RJ.
Para dar continuidade às ações e implementar novos projetos, a ONG precisa ampliar a sua rede de mantenedores e doadores. Veja como colaborar aqui.
Voluntariado
Ao apoio de empresas e indivíduos que contribuem financeiramente para a manutenção das atividades, soma-se a participação fundamental dos voluntários que trabalham para a concretização dos objetivos da entidade.
Um desses voluntários é Jefferson Gonçalves, gerente de gestão financeira da DPC (foto). Ele conta que ao conhecer o trabalho do Observatório Social viu a chance de atuar por uma causa em que acredita. “Vi como uma oportunidade de sair do ciclo de somente reclamar da situação, de exercer a cidadania e de deixar de lado o pensamento de que a melhoria depende do outro ou do político que elegemos”.
Ele explica que o voluntariado no OSB-Rio exige comprometimento, mas muitas atividades podem ser feitas remotamente, em horários alternativos, permitindo o equilíbrio das demandas com a rotina profissional e com a vida pessoal.
De forma mais específica, Jefferson vem atuando em um grupo de trabalho voltado a verificar se entes públicos estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação. Ao identificar dados insuficientes e falhas na qualidade da informação prestada ao cidadão, o grupo apresenta a solicitação de complemento por meio dos canais oficiais. Em caso de não atendimento, a ação pode evoluir para um recurso ou ofício emitido pelo OSB-Rio.
Segundo Jefferson, a dedicação ao projeto tem lhe trazido benefícios. “Consigo me sentir atuante e fazendo algo para efetivamente contribuir para mais transparência na gestão pública”, comemora.
Conheça o trabalho da instituição e saiba como se tornar um voluntário:
http://observatoriosocialdorio.com.br/Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318