Open Finance: entenda como funciona e quais as vantagens para empresas

OPINIÃO DO ESPECIALISTA


Open Finance: entenda como funciona e quais as vantagens para empresas


Por Marcelo Gomez


O Open Finance vem sendo anunciado como uma grande revolução no mercado. Essa modalidade de operação vai trazer vantagens para as empresas, que poderão aprimorar a gestão de suas finanças a partir das novas possibilidades de controle e visibilidade de soluções.


Open Finance é diferente de Open Banking?

Na verdade, o Open Finance ampliou o conceito de Open Banking, incluindo mais instituições financeiras no sistema. O Banco Central passou a trabalhar com essa nomenclatura mais abrangente, pois grande parte de seus projetos está fora do tradicional modelo bancário.


Como o Open Finance vai funcionar?




Como é o processo de autorização para o compartilhamento de dados?


As instituições só poderão compartilhar dados de clientes que ativamente tenham solicitado o compartilhamento após três etapas:





Todas as instituições participantes devem garantir a possibilidade do encerramento do compartilhamento ocorrer a qualquer tempo.


O Open Finance é seguro?


O processo é realizado em ambiente digital com diversas camadas de segurança, sob supervisão do Banco Central.

Somente instituições autorizadas participam, sendo que essas já contam com políticas robustas de segurança para operações financeiras.

Há ainda regras rígidas de segurança cibernética específicas para o Open Finance, bem como critérios definidos para a responsabilização das instituições e de seus dirigentes.



Quais as vantagens do Open Finance para as empresas?

Etapas da implementação


Dividida em diversas fases, a implementação está em curso e vem sendo feita de forma gradual.

Começou em fevereiro de 2021, com as instituições participantes disponibilizando ao público informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços.

Desde agosto, está em andamento o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais sobre serviços bancários tradicionais (contas, crédito e pagamentos).

Olhar especializado sobre as finanças


Atenta à implementação de novas tecnologias, a Domingues e Pinho Contadores assessora negócios em seus desafios operacionais e estratégicos da área financeira.

O time de Outsourcing Financeiro da DPC auxilia empresas na administração de contas a pagar/receber, conciliação de contas, gestão de aplicações, fechamento de operações de câmbio, gestão de fluxo de caixa, entre outras atividades. Conte com esse suporte: dpc@dpc.com.br.



Marcelo Gomez, CFO e COO na Domingues e Pinho Contadores



Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista