A fábrica de executivos da Mackenzie
16/09/2022Expatriados: DPC e Amcham promovem webinar sobre contratação de mão de obra estrangeira
20/09/2022OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Petróleo e gás: inteligência fiscal para um cenário de oportunidades no Brasil
Contar com suporte especializado local é indispensável para identificação de oportunidades e otimização tributária
Por Marluci Azevedo
O petróleo ocupa papel de protagonista na matriz energética mundial, mas o compromisso pela descarbonização aponta para mudanças nas próximas décadas. Nesse caminho de transição energética, o Brasil se destaca, pois ao mesmo tempo em que ainda reserva oportunidades para o setor de óleo e gás, vem avançando em suas iniciativas de geração de energia mais limpa, como a produção de hidrogênio verde.
De acordo com a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o Brasil:
- É líder mundial na exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas, que respondem por mais de 90% da produção do país;
- Está entre os 10 maiores produtores de petróleo do globo, com produção de cerca de 3 milhões de bpd de óleo e 134 milhões de m³/dia de gás.
- Possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo: 48,4% da energia primária são oriundas de fontes renováveis, frente a uma média mundial de 13%.
Em relação ao ambiente de negócios, o país tem buscado a simplificação de normas e processos, tornando-se mais atrativo para investidores. Incentivos fiscais e regimes especiais também têm sido importantes formas de estimular esse setor.
Impacto das mudanças legislativas no planejamento
A atuação no segmento de petróleo e gás exige atualização contínua no campo normativo e regulatório, de modo a manter a conformidade e mitigar riscos que possam comprometer a competitividade.
Recentemente, a Lei Complementar nº 192/2022 implementou, em âmbito nacional, a sistemática monofásica para tributação dos combustíveis (fósseis e biocombustíveis), com alíquotas fixas e uniformes, por produto. A medida contribui para redução da complexidade do sistema tributário do setor.
O país também busca avançar na regulamentação do mercado de créditos de carbono. O Decreto nº 11.075/2022 é uma sinalização positiva para esse tipo de comercialização no Brasil.
Um planejamento bem delineado, que considere as necessidades, objetivos e características do negócio, certamente irá contribuir para que a empresa alcance a otimização tributária e tenha seus custos de operação reduzidos.
Isso passa pelo planejamento tributário, pela análise de benefícios fiscais aplicáveis, pelo estudo de localidade mais vantajosa para instalação e pela gestão integrada dos processos.
Oportunidades de negócios e otimização tributária
Novo mercado de gás
Em 2021, o governo lançou o programa Novo Mercado de Gás, que visa à formação de um mercado aberto, dinâmico e competitivo. Ou seja, há o interesse do país de atrair investidores e ampliar o número de empresas atuantes nesse segmento para alcançar esses objetivos.
Veja mais: Nova Lei do Gás: oportunidades e desafios para os negócios do setor
Programa Nacional do Hidrogênio
Em agosto de 2022, o governo federal deu um importante passo ao instituir o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).
Em paralelo, iniciativas em vários estados contribuem para o progresso desse mercado. No Rio de Janeiro, empresas traçaram um plano para o desenvolvimento de uma planta-piloto de geração de hidrogênio verde. Por sua vez, um projeto privado de construção da maior fábrica do mundo desse combustível avança na Bahia.
Já em Pernambuco e no Ceará, hubs de hidrogênio verde estão sendo estruturados para atração de investidores interessados nessa fonte energética.
Leilões da ANP
No dia 16 de dezembro deste ano, o governo irá promover um leilão de áreas do pré-sal, em que serão oferecidas 11 áreas para exploração e produção de petróleo, nas Bacias de Campos e Santos.
Este é o primeiro leilão do regime de partilha a ser realizado pela modalidade de oferta permanente. Além deste, outros ciclos devem ser incluídos futuramente para assegurar a expansão dos investimentos no setor de óleo e gás.
Mapeamento de oportunidades
O “Portfolio of Investment – Opportunities in Brazil – OIL & GAS”, organizado pela ApexBrasil traz informações sobre a dinâmica do mercado de petróleo e gás no país, detalhando projetos potenciais para desenvolvimento em território nacional.
O guia lista 61 oportunidades entre concessões de exploração de óleo e gás onshore e offshore, venda de participação em campos exploratórios, construção de usinas de fertilizantes, lubrificantes e gás natural, venda de refinarias, construção de terminais de distribuição de derivados do petróleo e construção de oleodutos e gasodutos. Acesse aqui.
Regimes especiais
De forma mais específica, as empresas devem se atentar à existência de regimes que possam beneficiá-las. Para esta definição, é necessário contar com apoio especializado para verificar a possibilidade de enquadramento e atendimento aos requisitos para habilitação. Alguns regimes que podem beneficiar empresas do setor são Repetro-Sped, Recof-Sped, Repex e Drawback.
Localização
Instalar um negócio no Brasil é uma decisão que passa também por um estudo mais detalhado a respeito da localidade. Além do ponto de vista quanto à infraestrutura e logística, a depender do estado, há convênios e benefícios fiscais para o setor de petróleo e gás e para fontes alternativas.
Veja também:
- Tributação para um mundo em transição energética
- Energia eólica no Brasil: marcos, avanços e incentivos fiscais para o setor
Parceria estratégica para o setor energético
Com um time altamente qualificado, a DPC acompanha o mercado de óleo e gás e as novas definições desta fase de transição energética para orientar os clientes e apoiá-los em seus desafios e demandas.
A DPC integra a rede de associados do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), iniciativa que a mantém próxima desse mercado tão relevante para a sua carteira. Hoje, cerca de 120 negócios nacionais e multinacionais de O&G contam com assessoria da DPC nas áreas contábil, tributária e trabalhista.
A empresa está entre os expositores oficiais da Rio Oil & Gas 2022, a maior feira desse segmento na América Latina (saiba mais aqui). Visite o espaço da DPC no evento:
- Boulevard Olímpico - Píer Mauá - RJ
- 26 a 29 de setembro | 12h às 20h
- Localização: Armazém 5 | Estande G9 (Pavilhão Alemão)
Para informações sobre a programação e aquisição de ingressos, acesse: www.riooilgas.com.br.
Autora: Marluci Azevedo, sócia na Domingues e Pinho Contadores.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318