Planejamento tributário 2022: como otimizar o negócio diante de um cenário de incertezas?

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Planejamento tributário 2022: como otimizar o negócio diante de um cenário de incertezas?


Empresas devem focar no planejamento tributário 2022 considerando o momento de seu negócio, seus resultados e projeções


Por Luciana Uchôa




Como acontece todo final de ano, empresários dedicam os últimos meses para se preparar para o que vem pela frente no âmbito fiscal. Mas a dúvida de muitos é: como fazer o planejamento tributário 2022 diante de tantas incertezas no ambiente nacional?

A verdade é que nunca foi fácil e previsível. Mas, especialmente desta vez, as empresas se veem em meio a expectativa de uma reforma tributária, e inseridos em um mercado que tenta se recuperar dos impactos da pandemia, imersos em um panorama econômico que traz desafios extras.



Planejamento tributário 2022: o que é possível fazer?


Este é o momento para definir os caminhos para a gestão fiscal do negócio ao longo do próximo ano. Realizar o planejamento tributário certamente contribuirá para a melhoria do gerenciamento de tributos.

Compreender os benefícios do planejamento tributário ajuda a enxergar o valor desse processo:




Raio X do negócio é essencial


Mesmo considerando o cenário de incertezas, é necessário que a empresa faça o exercício de analisar o momento de seu negócio, seus resultados e projeções.

Devem ser levados em consideração o porte, faturamento, custos, margem de lucro, efeitos da carga tributária sobre o negócio, sempre levando em conta os objetivos e estratégias, que podem incluir, inclusive, planos de fusão e aquisição ou abertura de capital, por exemplo.

A partir do levantamento desses pontos, tornam-se mais claras as perspectivas para o planejamento do ano seguinte.


Escolha do regime tributário


A opção pelo regime tributário deriva da análise cuidadosa dos fatores já mencionados. A seguir, estão listadas características e situações que orientam o enquadramento, além dos prazos para fazer a mudança de modelo:




Além da receita bruta, há outros termos que apontam para a obrigatoriedade de enquadramento em um determinado regime. Os contribuintes que não se encaixam na faixa de obrigação podem optar pela forma de tributação que considerem mais vantajosa.


Aproveitamento de incentivos fiscais


Os incentivos fiscais são instrumentos que podem trazer alívio para a carga tributária, seja por meio da redução da alíquota de imposto ou isenção.

Consultar incentivos concedidos nas esferas federal, estadual e municipal é uma prática que também deve integrar o planejamento tributário, visto que a identificação dessas oportunidades contribui para a desoneração.


Recuperação de créditos tributários


A recuperação de créditos representa uma oportunidade de reaver/compensar pagamentos de tributos feitos em duplicidade ou a maior. E é muito comum esse tipo de ocorrência em um modelo fiscal complexo como o brasileiro.

Uma revisão tributária conduzida por especialistas é capaz de apontar situações favoráveis ao contribuinte, em que haja possibilidade de resgate de valores pagos indevidamente ou a maior e possibilidade de tomada de crédito em operações futuras.

Em algumas situações, os créditos podem ser utilizados para liquidação de tributos a vencer, enquanto em outros casos é possível até mesmo obter a devolução do montante ao caixa da empresa.

Começar o próximo ano com essa indicação de entrada recursos pode incrementar a competitividade do negócio.

Veja também: Recuperação de créditos tributários: de olho nas oportunidades para manter o negócio competitivo


Inteligência tributária para 2022


Traçar o planejamento tributário 2022 é uma tarefa que demanda expertise, visão integrada, acompanhamento da legislação e de tendências de mercado.

A Domingues e Pinho Contadores reúne um time experiente, que atua na entrega soluções customizadas para cada negócio, considerando variáveis e diferentes cenários para definição de um planejamento tributário sólido, estratégico e capaz de aprimorar o desempenho fiscal da empresa.



Autora: Luciana Uchôa, sócia na Domingues e Pinho Contadores.



Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista