Doing Business in Brazil: entendendo a estrutura tributária brasileira
24/11/2022Receita Federal amplia prazo para transação de créditos tributários
06/12/2022OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Planejamento tributário 2023: o que considerar ao planejar o ano fiscal de sua empresa
Por Glória Cunha
A gestão dos tributos tem importante papel na lucratividade e competitividade dos negócios. Por isso, o planejamento tributário 2023 já deve estar sendo trabalhado pelas empresas que desejam otimizar o desempenho fiscal no ano que se aproxima.
Anualmente, as empresas devem reservar um tempo para reavaliar os fatores determinantes dos resultados do ano corrente, elaborar orçamento e validar os objetivos para o próximo ano.
Isso porque definir as ações e estratégias para os próximos projetos com certeza irá contribuir para o recolhimento mais racional de tributos em 2023.
O que considerar no planejamento tributário 2023?
Para iniciar essa avaliação, é preciso conhecer profundamente a maturidade da operação da empresa, identificando mudanças em relação cenário econômico, faturamento, margem de lucro, custos e estrutura operacional.
Com a projeção do cenário operacional do próximo ano, inicia-se então a revisão tributária, considerando inclusive a adoção de benefícios fiscais compatíveis com as operações da empresa.
Definição do regime tributário
Com apoio fiscal especializado é possível fazer simulações e avaliar os prós e contras de um novo enquadramento tributário.
A depender do segmento de atuação e nível de faturamento, a empresa poderá estar impedida de optar por algum regime tributário.
O Lucro Real, por exemplo, é o único regime a ser aplicado pelas empresas que atuam no setor financeiro, obtenham rendimentos ou ganhos de capital oriundos de investidas no exterior e possuam benefícios fiscais para redução ou isenção de tributos.
A complexidade de apuração de cada regime é um ponto importante a considerar na avaliação. O Lucro Real reserva oportunidades tributárias, mas ao mesmo tempo exige um acompanhamento mais ativo no dia a dia.
Em 2023, a opção pelo Simples Nacional deve ser feita até o último dia útil de janeiro, enquanto a opção pelo Lucro Presumido ou Lucro Real precisa ser efetuada até a data de pagamento da primeira guia de imposto de renda e contribuição social do ano.
Recuperação de créditos tributários
Outra medida a contribuir para a eficiência do negócio é a recuperação de créditos oriundos de pagamentos de tributos efetuados em duplicidade ou a maior.
Uma revisão fiscal promove um diagnóstico com as possibilidades de resgatar créditos a serem utilizados para liquidação de tributos a vencer ou a devolução de recursos ao caixa da empresa.
Veja também: Compensação e restituição tributária: da revisão fiscal ao PER/DCOMP
Inteligência tributária em 2023
O time de especialistas da Domingues e Pinho Contadores apoia empresas no planejamento tributário anual e recuperação de créditos fiscais, orientando quanto às práticas que podem representar vantagem competitiva. Conte com esse suporte: dpc@dpc.com.br.
Autora: Glória Cunha, sócia na Domingues e Pinho Contadores.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (22) 2773-3318