Prorrogação de prazo: Rais pode ser entregue até 30 de abril

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho prorrogou o prazo de entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2020.

DESTAQUE

Prorrogação de prazo: Rais pode ser entregue até 30 de abril


A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho prorrogou o prazo de entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2020. A nova data é de 30 de abril.

Esse adiamento considera que os empregadores enfrentam dificuldades impostas pela pandemia. O prazo anterior terminava em 12 de abril.

Devem enviar as declarações pelos aplicativos GDRAIS e GDRAIS GENÉRICO os empregadores que ainda não estão obrigados ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial. Estes, por sua vez, cumprem a obrigatoriedade exclusivamente por meio do envio de informações ao sistema.

A partir deste ano, inclusive, as empresas obrigadas ao envio de dados ao eSocial serão bloqueadas para uso dos programas GDRAIS e GDRAIS GENÉRICO.

Vale destacar que o empregador que presta informações incompletas e comete erros e omissões no eSocial ou GDRAIS fica exposto ao risco de multas. Neste caso, as falhas também podem trazer prejuízos aos trabalhadores, pois representam impedimento para o pagamento do Abono Salarial.


    ➔Os programas GDRAIS e GDRAIS GENÉRICO, bem como o Manual de Orientação da RAIS estão disponíveis em http://www.rais.gov.br/.


Obrigatoriedade

A obrigação recai sobre quase todos os empregadores. Mesmo nos casos em que não haja contratação de empregados, o repasse de informações deve ser realizado na forma de RAIS negativa (exceto os MEI, dispensados da obrigação desde que não tenham empregados).

A lista dos obrigados é composta de:

  • empregadores urbanos e rurais;
  • filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior;
  • autônomos ou profissionais liberais que tenham mantido empregados no ano-base;
  • órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional dos governos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal;
  • conselhos profissionais, criados por lei, com atribuições de fiscalização do exercício profissional, e as entidades paraestatais;
  • condomínios e sociedades civis; e
  • cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas.

Suporte trabalhista e previdenciário

O núcleo especializado em demandas trabalhistas e previdenciárias da Domingues e Pinho Contadores auxilia empregadores no atendimento à legislação vigente. Conheça as soluções aqui.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista