Receita Federal publica regras sobre tributação de investimentos no exterior
18/03/2024Litígio Zero 2024: publicado edital da nova edição do programa
27/03/2024DESTAQUE
Recuperação de tributos pagos indevidamente via PER/DCOMP: regras e estratégias
Entendimento das possibilidades e principais regras do PER/DCOMP é elemento essencial para gestão tributária eficiente
O PER/DCOMP – Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação – se destaca como um importante instrumento no cenário tributário brasileiro. É por meio desse sistema da Receita Federal que contribuintes podem solicitar a recuperação de tributos pagos indevidamente.
Como o país acumula regras fiscais complexas, não é difícil imaginar que situações de pagamento a maior ocorram com certa frequência. Nesse contexto, conhecer as possibilidades de solicitações junto à plataforma é um dos caminhos que contribuem para a eficiência financeira do negócio.
Para que serve o PER/DCOMP
Por meio do PER/DCOMP, quando tiver pago impostos ou contribuições a maior ou indevidamente, a pessoa jurídica pode realizar pedidos de restituição ou ressarcimento e declaração de compensação de:
- Pagamento indevido ou a maior em Darf
- Contribuição Previdenciária indevida ou a maior realizada em GPS
- Saldos negativos de IRPJ ou CSLL
- Créditos de retenção (Lei 9.711/98)
- Salário-família e salário-maternidade
- IRRF Cooperativas
- PIS ou Cofins não cumulativo
- Ressarcimento de IPI
- Reintegra
Os contribuintes do eSocial obrigados a entregar a DCTFWeb também podem:
- Compensar débitos previdenciários oriundos da DCTFWeb, sendo que os saldos a pagar dos débitos apurados serão importados automaticamente da DCTFWeb para o PER/DCOMP Web, limitando a compensação a esses valores;
- Fazer pedido de restituição ou declaração de compensação informando crédito de pagamento indevido ou a maior de eSocial, ou seja, pagamento do Darf gerado pela DCTFWeb em duplicidade ou que se tornou indevido em razão de retificação da obrigação acessória;
- Realizar a compensação cruzada, ou seja, compensar débitos fazendários com créditos previdenciários e vice-versa, desde que tanto o crédito quanto o débito sejam correspondentes a período em que a contribuição previdenciária já estivesse sendo apurada pela DCTFWeb.
Diferença entre PER/DCOMP e PER/DCOMP Web
O PER/DCOMP é o programa baixado no site da Receita Federal, enquanto o PER/DCOMP Web é a versão que possibilita o preenchimento online. Essas duas opções estão ativas, porém, pedidos de ressarcimento de IPI e detalhamento do crédito de Reintegra só estão disponíveis dentro do PER/DCOMP (programa).
Regras para a recuperação de tributos
Para iniciar o processo de recuperação, é fundamental ter em mente que será necessário comprovar que o pagamento não era devido. Seja por erro de cálculo, interpretação equivocada da legislação ou qualquer outra razão, a base para a recuperação é a constatação de que o tributo foi pago indevidamente.
Confira algumas regras importantes:
Prazos
Nos casos de pagamento indevido, o direito de pleitear a restituição extingue-se com o decurso do prazo de 5 anos, contados:
- da data da extinção do crédito tributário;
- da data em que se tornar definitiva a decisão administrativa ou passar em julgado a decisão judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a decisão condenatória.
É imprescindível observar os limites determinados pela legislação tributária para evitar a perda do direito de gerar um processo de solicitação.
Documentação
O PER/DCOMP deve ser preenchido com precisão e o processo deve conter toda a documentação necessária para comprovar que pagamento não era efetivamente devido. A apresentação correta dos documentos é essencial para a aprovação do pedido.
Vale mencionar que há diferentes opções no PER/DCOMP, como restituição, ressarcimento e compensação, cada uma com especificidades na forma de conduzir o procedimento administrativo.
Retificações de obrigações acessórias
Será necessário ajustar as apurações e efetuar retificações das obrigações acessórias relacionadas. Erros nessa etapa podem resultar em penalidades.
Acesso
O serviço é disponibilizado pela Receita Federal, sendo o acesso para pessoas jurídicas feito exclusivamente por meio de certificado digital.
Correção de valor
A compensação ou restituição será acrescida de juros equivalentes à taxa Selic para títulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir da data do pagamento indevido ou a maior até o mês anterior ao da compensação ou restituição e de 1% relativamente ao mês em que estiver sendo efetuada.
Estratégias para a recuperação tributária
A recuperação de tributos pagos indevidamente é uma ferramenta poderosa para empresas que buscam eficiência tributária.
Neste sentido, um processo de revisão fiscal pode identificar pagamentos indevidos da empresa nos últimos cinco anos e fortalecer a base documental necessária para um eventual procedimento de recuperação.
Veja também:
- O que a revisão fiscal pode fazer por sua empresa?
- Compensação e restituição tributária: da revisão fiscal ao PER/DCOMP
Pode-se afirmar ainda que contar com uma assessoria especializada é decisivo não só diante de uma possiblidade de recuperar créditos, mas para organizar toda a gestão de tributos.
A visão profissional no acompanhamento de normas, decisões judiciais e orientações da Receita Federal minimiza a ocorrência de erros por desconhecimento da aplicabilidade da legislação.
Suporte para a gestão tributária
A Domingues e Pinho Contadores oferece soluções completas para gestão do negócio. Conte com o time especializado para revisão fiscal, processos de recuperação de créditos e elaboração/retificação de obrigações acessórias. Entre em contato: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700/p>