
BPO financeiro: como essa solução pode transformar a gestão financeira da sua empresa
28/03/2025
DPC comemora 41 anos de trajetória de excelência e evolução
02/04/2025DESTAQUE
Reforma Tributária: como assegurar uma transição bem-sucedida?
Empresas devem se preparar para manter a competitividade em um ambiente tributário reformulado
A Reforma Tributária apresenta desafios evidentes, mas também abre oportunidades para as empresas que se prepararem adequadamente.
Para garantir uma transição bem-sucedida, os negócios devem ajustar gradualmente suas operações às novas normas, reduzindo o risco de consequências inesperadas. A seguir, listamos alguns pontos essenciais nesse contexto:
Compreensão do novo cenário
O primeiro passo é entender as mudanças que estão sendo implementadas e como as alterações afetarão, de forma específica, as suas operações. Até mesmo a maneira como a empresa negocia com fornecedores e clientes deve ser repensada.
A reforma contempla a introdução do IVA Dual, que é composto: pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), federal, e pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), dos estados e municípios. IBS e CBS substituirão o PIS, a Cofins, o ICMS e o ISS.
Também está sendo criado o Imposto Seletivo (IS) que será uma forma de desestimular o consumo de produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O chamado "imposto do pecado" gera sobretaxa para itens e setores específicos: cigarros, bebidas açucaradas e alcoólicas, embarcações e aeronaves, carros, apostas físicas e online, extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. Em contrapartida, o IPI deixará de incidir da forma como ocorre hoje e passará a incidir apenas sobre os bens que constam na listagem de bens produzidos na Zona Franca de Manaus, quando forem fabricados fora da ZFM, como uma forma de manter a proteção e estímulo ao desenvolvimento da região.
Veja também: Reforma Tributária é sancionada: o que muda e como será a transição
Planejamento tributário
A transição para o novo sistema exige planejamento e uma análise dos potenciais impactos. As empresas devem começar a identificar os principais pontos para a adaptação, como por exemplo alterações na carga tributária e em benefícios fiscais, eventuais mudanças nos seus processos operacionais e efeito da não cumulatividade plena trazida pela nova regra.
Investir em um planejamento tributário eficaz, portanto, não só é uma forma de se proteger contra possíveis penalidades ou erros no cumprimento das novas normas, mas também uma estratégia para otimizar a gestão fiscal, garantindo a saúde financeira no longo prazo.
Estudo sobre os custos operacionais e fluxo de caixa
Uma das principais preocupações das empresas ao lidar com a Reforma Tributária é o impacto nos custos, o que pode afetar as margens de lucro, exigindo ajuste na estratégia fiscal e financeira.
A implementação do split payment também precisa ser considerada. Em linhas gerais, nesse mecanismo, o pagamento do tributo é automaticamente separado do valor da mercadoria ou serviço, visando maior controle sobre as transações e a eficiência da arrecadação. Esse modelo, no entanto, gera efeitos sobre o fluxo de caixa dos negócios pois o imposto deixará de ser pago no mês seguinte e passará a ser deduzido no momento do pagamento.
Saiba mais: Split payment: Reforma Tributária traz mudança na forma de pagar tributos
Adaptação de sistemas
A adaptação de sistemas tecnológicos e ERPs é outro aspecto crítico. O novo modelo tributário vai exigir ajustes nas plataformas tecnológicas para calcular, recolher impostos e transmitir obrigações. As empresas devem investir em ferramentas que integrem as mudanças de forma automatizada e segura, evitando erros que possam resultar em multas e sanções.
Os recursos tecnológicos têm importante papel inclusive na fase transitória, sendo indispensáveis já durante os anos em que as empresas precisarão lidar com as regras fiscais atuais e as novas.
Consultoria especializada
Dada a complexidade das mudanças, contar com suporte consultivo se torna essencial para uma transição tranquila. Será fundamental nesse processo realizar análise detalhada, identificando impactos específicos para o segmento e o negócio.
A consultoria também pode apoiar na elaboração de um plano de transição, orientando sobre a reestruturação necessária em processos e sistemas, além de garantir que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas adequadamente durante a fase em que o sistema novo coexistirá com o modelo que está sendo substituído.
Suporte para os desafios da Reforma Tributária
O apoio especializado durante o processo de adaptação à Reforma Tributária é essencial para mitigar riscos e assegurar que todas as etapas sejam realizadas de maneira eficiente e em conformidade com as normativas.
Com o time da DPC, seu negócio tem acesso a orientações e informações seguras que vão amparar importantes tomadas de decisões do negócio. Conte com esse suporte: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700