Capitais Brasileiros no Exterior: CBE trimestral deve ser entregue até 5 de dezembro
11/10/2024Hacktudo: DPC apoia edição 2024 do festival de tecnologia e inovação
16/10/2024OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Revisão fiscal e due diligence: organizando a gestão e reduzindo riscos na preparação para a reforma tributária
Ferramentas estratégicas, revisão fiscal e due diligence ajudam a identificar passivos, evitar penalidades e encontrar oportunidade fiscais
Por Marluci Azevedo
Em um ambiente tributário tão desafiador, com normas em constante mudança, as empresas enfrentam o desafio de manter-se em conformidade com inúmeras obrigações. Não é apenas uma questão de evitar penalidades, mas também de garantir eficiência financeira e mapear oportunidades.
E muitos negócios têm dúvidas se estão no caminho certo, atendendo a todas as exigências, utilizando o enquadramento ideal ou usufruindo dos benefícios legais disponíveis. A partir de 2025, as empresas precisam também começar a preparar seus sistemas para o início da reforma tributária em 2026.
Revisão fiscal e due diligence: o que são?
Esses são instrumentos importantes para assegurar que as empresas estão operando de acordo com as normas e, ao mesmo tempo, otimizando sua carga tributária.
Revisão fiscal: é uma análise focada em identificar inconsistências, erros em apurações e no pagamento de tributos ou na entrega de declarações, além de oportunidades recuperação de créditos. Essa solução pode ser aplicada para checagem dos últimos cinco anos, prazo de decadência ou prescrição relacionado às obrigações principais e acessórias.
Due diligence: é um procedimento mais detalhado e estruturado, normalmente aplicado em momentos de transações como fusões e aquisições. Avalia eventuais passivos, erros em obrigações passadas e riscos de contingências.
A seguir, veja os benefícios dessas duas práticas:
Mapeamento de riscos
A existência de passivos fiscais ocultos assombra muitas empresas. Erros no cálculo de impostos e contribuições, registros inadequados e o não cumprimento de obrigações acessórias podem gerar autuações e multas inesperadas. A revisão fiscal ou a due diligence permite detectar essas ocorrências antes que elas se tornem um problema mais grave.
Prevenção de multas
A legislação brasileira é uma das mais complexas do mundo, com frequentes mudanças. Uma revisão regular assegura que a empresa está em conformidade com as regras em vigor, evitando penalidades que comprometam o caixa e a reputação.
Otimização da carga tributária
A revisão fiscal também auxilia a empresa a encontrar melhores caminhos, apoiando a reavaliação de processos, enquadramento e aproveitamento de oportunidades oferecidas pela legislação, como regimes especiais e incentivos fiscais.
Recuperação de créditos
Muitas empresas pagam tributos a maior por desorganização ou desconhecimento das regras. A revisão fiscal pode apontar créditos a recuperar, a partir da análise de documentos fiscais, como notas e guias de recolhimento, por exemplo.
Veja também: Recuperação de tributos pagos indevidamente via PER/DCOMP: regras e estratégias
Preparação para fusões e aquisições
Se a empresa está considerando uma fusão, aquisição ou venda de participação, a due diligence fiscal é imprescindível. Essa é uma forma de levantar riscos envolvidos na transação e prevenir a transferência de passivos fiscais para novos proprietários.
Melhoria nos processos internos
A aplicação dessas análises também ajuda a reconhecer ineficiências na gestão de tributos, como o fluxo de informações entre setores de contabilidade, financeiro e fiscal. Ao corrigir gargalos, a empresa ganha em agilidade e precisão nas suas operações.
Acertando na escolha do suporte fiscal
Agora que os benefícios estão claros, é importante se atentar a alguns pontos para escolher o parceiro certo para realizar revisão fiscal, due diligence e aplicar outras soluções relacionadas. É importante observar:
Experiência
Certifique-se da experiência com esses procedimentos e mesmo com o segmento em que sua empresa está inserida. Determinadas áreas possuem regras fiscais muito específicas que demandam conhecimento aprofundado.
Capacidade técnica e ferramentas
Um bom prestador deve contar com recursos tecnológicos voltados à análise de dados fiscais, além de uma equipe técnica qualificada, capaz de fornecer orientações sobre como corrigir a rota.
Abordagem personalizada
Cada negócio possui particularidades e estrutura única, e soluções genéricas, certamente, deixam a desejar. Contar com uma abordagem personalizada, adaptada às necessidades específicas da empresa, faz toda a diferença.
Inteligência fiscal
Com a escolha do parceiro certo, sua empresa estará preparada para navegar com segurança pelo cenário brasileiro, ganhando competitividade e tranquilidade para focar no crescimento.
A Domingues e Pinho Contadores possui 40 anos de experiência e um time sempre atualizado para responder às constantes mudanças legislativas. Para contar com esse apoio, entre em contato: dpc@dpc.com.br.
Autora: Marluci Azevedo, sócia na Domingues e Pinho Contadores.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.
Veja mais
Assine nossa newsletter:
Se interessou?
Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco 311, 4º e 10º andar - Centro
CEP 20040-903 | Tel: +55 (21) 3231-3700
São Paulo
Rua do Paraíso 45, 4º andar - Paraíso
CEP 04103-000 | Tel: +55 (11) 3330-3330
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia 989, sala 302 - Centro
CEP 27910-110 | Tel: +55 (21) 3231-3700